Tenho um diagnóstico de depressão e ansiedade. Realizo psicoterapia dinâmica, já tendo realizado ter

6 respostas
Tenho um diagnóstico de depressão e ansiedade. Realizo psicoterapia dinâmica, já tendo realizado terapia cognitivo comportamental durante uns meses.
Será que podem fornecer algumas técnicas cognitivo comportamentais para realizar.
Obrigado
Será mais eficaz procurar um psicólogo com uma orientação cognitivo-comportamental já que as técnicas ensinadas são sempre dadas em contexto terapêutico adaptando-se as suas necessidades e situação atual, mesmo que de forma temporária, podendo voltar para o seu atual terapeuta assim que sentir essa necessidade.
Bom dia, a questão da depressão e ansiedade, é muito mais complexa do que apenas o uso de algumas técnicas. Na TCC, utilizamos várias técnicas sim, mas sempre dirigidas ao problema e pessoa que se encontra ali, e após uma avaliação completa e profunda. Porque ao contrário, estamos apenas a colocar um penso na ferida, e não a trata-la.
Olá,
Para a depressão e ansiedade a terapia mais indicada é a Terapia Cognitivo ou Comportamental e concomitantemente pode ser utilizada a hipnoterapia que trata a raiz do problema.
Considero que o mais apropriado para melhorar e não ter recaídas é aplicar técnicas mas acompanhadas por um profissional.
Ao seu dispor!
Anabela do Rosário Cruz
Psicóloga Clínica e Hipnoterapeuta
Olá, aconselho sessões de terapia cognitivo comportamental porque essas técnicas devem ser ensinadas dentro das sessões. Ao seu dispor! Sandra Correia Psicóloga e Hipnoterapeuta
Obrigado pela partilha da sua experiência. Já considerou a Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT)? É uma abordagem terapêutica muito eficaz para lidar com desafios semelhantes aos que você mencionou.

A ACT foca-se em aceitar os pensamentos e sentimentos difíceis, em vez de lutar contra eles, e comprometer-se a agir de acordo com os seus valores fundamentais. Por exemplo, quando enfrentamos ansiedade ou depressão, a ACT sugere que abracemos essas emoções, reconhecendo-as, mas não deixando que elas definam nossas ações.

Um exemplo seria praticar a aceitação da ansiedade, permitindo que ela esteja presente, mas, ao mesmo tempo, comprometer-se a realizar atividades importantes para si. Isso pode ajudar a mudar a relação com os pensamentos difíceis.

Se estiver interessado, posso fornecer mais informações sobre como a ACT pode ser incorporada no processo terapêutico. Estou aqui para apoiar e encontrar a abordagem que melhor se adapte às suas necessidades.
Boa tarde!! As questões mencionadas requerem uma análise e avaliação cuidadas, para serem dadas estratégias e ferramentas "à medida" do seu caso em específico. Efetivamente a terapia cogntivo comportamental é a que apresenta maior eficácia no tratamento das perturbações mencionadas, tendo tido uma experiência que avaliou como ineficaz, sugiro, talvez a pesquisa e a procura de um novo técnico. O mais importante é estar motivado para a mudança e identificar-se com o tecnico que o segue, para conseguir criar uma relação estável e produtiva. Espero que a resposta tenha sido útil! Fico disponível para responder a mais questões. Mariana Nunes

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!