Tenho 55 anos. Surgiram-me tendinites

3 respostas
Tenho 55 anos. Surgiram-me tendinites nos cotovelos e dedos em gatilho nas mãos. De manhã, sinto dificuldade e dor nos pés e mãos ao iniciar o movimento. Fiz análises e a reação Waaler-Rose e os Anti-corpos Antinucleares e citoplasmáticos-ANA foram positivos. Terei artrite psoriática?
Caro senhor,
De acordo com a informação que me transmitiu a hipótese de diagnóstico que sugere é possível. Deverá procurar um dermatologista a fim de o mesmo verificar a existência das lesões dérmicas patognomónicas. Se o diagnóstico se confirmar terá de ser vigiado de perto por um Ortopedista a fim de descartar o aparecimento de eventuais danos articulares e iniciar um programa profilático de salvaguarda articular. Nos casos mais graves a cirurgia ortopédica actual permitirá manter uma condição de vida quase normal.
Caro senhor(a).
O diagnóstico de Artrite Psoriática é um dos diagnósticos possíveis, mas não o mais provável, pelo simples facto de ter a reacção Waaler-Rose positiva. Em concreto e pelas queixas que refere, poderá estar a iniciar um quadro de artrite, sendo que, pela idade, não é de descartar um quadro inicial de Artrite Reumatóide ou mesmo Lúpus Eritematoso Sistémico (ainda que menos provável). Assim, recomendo avaliação por um Reumatologista, que avaliará e efetuará o diagnóstico mais acertadamente e orientará o tratamento adequado. Sem menosprezo pela importante especialidade de Ortopedia, o tratamento cirúrgico é necessário apenas em casos muito avançados e nos casos em que se sobreponham alterações degenerativas importantes, que necessitam de substituição articular por prótese, o que não parece ser atualmente o caso.
A hipótese a colocar em primeiro lugar não será a de Artrite Psoriásica, a não ser que tenha já diagnosticada uma psoríase. Também sabemos que numa artrite psoriásica a psoríase poderá surgir anos mais tarde e o inverso também é verdadeiro, isto é, um doente poderá ter uma psoríase e nunca, ou bem mais tarde poderá surgir a artrite psoriásica.
Ao dispor