Sou uma pessoa ansiosa, e desde

7 respostas
Sou uma pessoa ansiosa, e desde que pesquisei online sobre a ansiedade e vi o suicídio como sua consequencial, não consigo parar de pensar nisso e ter medo todos os dias, nem distinguir se isso e real ou não parecendo que vai acontecer a qualquer momento,qual o tratamento?É algum tipo de transtorno?
A ansiedade é uma resposta psicofisiológica que antecede uma situação de perigo real ou imaginário. Quando a ansiedade é adaptativa funciona auxiliando a nossa protecção e defesa, mas quando é exagerada pode evoluir para um Transtorno de Ansiedade.
Um dos sintomas da Ansiedade clínica são os pensamentos obsessivos (ideias recorrentes, repetitivas e intrusivas de conteúdo negativo e repugnante) que podem causar medo, ansiedade, angústia, sentimento de culpa, sensação de perda de controlo e prejuízo no funcionamento da pessoa. Portanto, ao ler sobre o comportamento suicida poderá ter ficado sugestionado(a) e a partir de então ter desenvolvido uma obsessão sobre o tema. Mas apenas uma avaliação psicológica poderá melhor indicar a origem e a eficaz abordagem do problema. Mas de todo modo, a intervenção terapêutica cognitivo comportamental é a mais indicada nos casos de ansiedade. Dependendo da situação o tratamento psicoterapêutico deverá ainda ser complementado com psicofármacos.
O suicídio não é, em geral, consequência da ansiedade. Não vale a pena assustar-se com um pensamento. O problema é que, se podemos fugir de um objecto externo, não conseguimos fugir de um pensamento sem dar voltas à cabeça. Mais vale enfrentar os pensamentos, sejam eles quais forem, porque o pensamento é livre. Medo de um comportamento possível (ou de um pensamento) chama-se fobia de impulso e é um sintoma mais frequente nos estados obsessivos. Pode consultar um psicoterapeuta ou um psiquiatra que o saiba ouvir sem medo nem pressa.
A ansiedade patológica é uma resposta emocional desadaptada ao acontecimento desencadeante (ansiedade reativa patológica), ou surge sem relação ao acontecimento (ansiedade endógena), sendo que se é vivenciado de forma persistente e/ou repetitiva caracteriza-se por uma das perturbações de ansiedade designada de ansiedade generalizada. No entanto, para se diagnosticá-la deve durar pelo menos seis meses, e ser acompanhada pelo menos de três dos seguintes sintomas: inquietação,irritabilidade, fatigabilidade, perturbação do sono, tensão muscular e/ou dificuldade de concentração. Desta forma, se esta sintomatologia clínica for duradoura poderá mostrar uma correlação com as perturbações de humor, particularmente episódios de depressão maior. Perante, o seu relato é importante procurar apoio psicoterapêutico, sendo uma das intervenções para o sucesso do tratamento a intervenção cognitiva-comportamental, juntamente com outras formas de abordagem, práticas e técnicas terapêuticas.
Se sente uma dor emocional insuportável ao ponto de pensar em suicídio, deve procurar ajuda psicológica. Se sentir que tem muitos sintomas físicos que o incapacitam de fazer a sua vida normal deve procurar um psiquiatra para o medicar e minimizar esses sintomas mas o mais importante é iniciar um tratamento psicoterapêutico para perceber a causa dessa ansiedade e a tratar de raíz, pois na maioria das vezes ela não faz sentido é irracional o que torna tudo mais difícil para quem a vive.
Uma ansiedade tão excessiva, como é o caso que descreve, traz limitações à sua vida e, seguramente, dor psíquica.
A psicoterapia permite transformar os estados de ansiedade, ajudando o paciente a encontrar estados emocionais equilibrados, que lhe tragam bem-estar.
Por tudo que já foi descrito anteriormente pelos colegas, somente me resta acrescentar que sentir ansiedade faz parte da condição humana. De certa forma ela é responsável por nos movermos para a acção, torna-nos mais criativos e impulsionadores no alcance de objectivos.
Agora o contrário, quando nos faz "fugir", "evitar" ou "paralizar/congelar" ai já podemos dizer que este tipo de ansiedade já é desadptativa/patológica!
Se de alguma forma esta última descrição é que se enquadra mais naquilo que já tem vindo a sentir ao longo do tempo, então sugiro que procure ajuda pois existem respostas!
Ao dispor!
M. Cumprimentos.
o tratamento é de imediato iniciar psicoterapia .