Sofro de claustrofobia. Não consigo

5 respostas
Sofro de claustrofobia. Não consigo fazer Ressonâncias magnéticas e andar de avião (sufoco... tenho medo de não poder sair daquele espaço).
O que devo fazer?
Sugiro que procure ajuda, a psicoterapia pode ser um bom começo!

Ao longo dos anos tenho vindo a trabalhar nas perturbações da ansiedade, seguindo uma intervenção de carácter Cognitivo-Comportamental e tenho tido bons resultados!

Boa Sorte!!!
Além da psicoterapia Cognitivo-Comportamental outras abordagens como o E.M.D.R também são eficazes. Através dessa abordagem é possível dessensibilizar experiências traumáticas que possam estar na base do pânico atual, ou ainda dessensibilizar o que de pior você imagina que possa acontecer (por exemplo) se trancada dentro de um avião, ainda que nunca tenha estado dentro de uma aeronave. Vale sempre a pena investir e ultrapassar essas situações, pois são limitantes e desagradáveis. Boa sorte!
Em primeiro lugar terá de ser feita uma avaliação rigorosa da sua situação para se determinar exactamente qual a patologia de que sofre e eventualmente excluir outras. Tratando-se de um Transtorno de Pânico com ou sem agorafobia, a terapia cognitivo comportamental revela-se uma excelente alternativa para o tratamento do seu caso, pois usualmente produz resultados positivos de forma rápida e duradoura nesse tipo de patologia.
Os sintomas que descreve são muito limitadores da sua vida e provocam sofrimento. Procure um psicólogo clínico. Tem possibilidade de encontrar ajuda com uma psicoterapia.
Recomendo que procure a ajuda de um psicólogo com formação em psicoterapia cognitvo comportamental, sendo esta a mais eficaz no tratamento das perturbações da ansiedade, pânico.