Qual a percentagem de sucesso da
6
respostas
Qual a percentagem de sucesso da psicoterapia na ansiedade? Sucesso a longo prazo em que os resultados sejam para a vida e não tenha de passar a vida no psicólogo...
Boa tarde. As percentagens de sucesso no combate à ansiedade variam de acordo com os métodos utilizados e da especificidade de cada caso . O papel do psicólogo passa por perceber as causas da ansiedade, dar ferramentas comportamentais e ensinar técnicas de relaxamento para que o paciente seja autónomo no futuro e que deixe de ter ataques de ansiedade ou pânico.
As percentagens de sucesso da terapia cognitivo comportamental em casos de ansiedade são elevadas. Se o processo correr bem, a intervenção pode ser muito curta. Por exemplo, já tive casos de tratamento de fobias que foram definitivamente resolvidos em 2 sessões. Há casos, dependendo do tipo de problema, do paciente e das suas condições, que demoram mais tempo. Se tiver mais alguma questão, não hesite em contactar-me. Cumprimentos, José Armindo
A ansiedade é o sintoma de alguma dificuldade, que, estando na sua origem, importa identificar e tratar.
A psicoterapia psicanalítica é uma possibilidade de intervenção.
Sendo o objectivo transformar o sintoma e suas causas, o mesmo requer normalmente tratamentos longos.
A psicoterapia psicanalítica é uma possibilidade de intervenção.
Sendo o objectivo transformar o sintoma e suas causas, o mesmo requer normalmente tratamentos longos.
É difícil determinar uma percentagem. Entretanto, abundantes pesquisas e relatos científicos têm indicado o sucesso da terapia cognitivo-comportamental no tratamento dos transtornos de ansiedade.
Tal depende de vários factores, incluindo o tipo de ansiedade ( fobias, perturbação de pânico, ansiedade generalizada, entre outras) e a psicoterapia utilizada.
A psicoterapia visa exactamente resultados duradouros, no entanto temos de ter em conta as possíveis adversidades na vida das pessoas.
A terapia cognitivo-comportamental e a terapia EMDR são ambas psicoterapias com boas taxas de sucesso nas intervenções em casos de ansiedade.
A psicoterapia visa exactamente resultados duradouros, no entanto temos de ter em conta as possíveis adversidades na vida das pessoas.
A terapia cognitivo-comportamental e a terapia EMDR são ambas psicoterapias com boas taxas de sucesso nas intervenções em casos de ansiedade.
Existem diversas abordagens psicoterapêuticas e algumas mais indicadas para determinados tipos de patologias/sintomas. Actualmente as psicoterapias de nova geração, nomeadamente o E.M.D.R. e o Brainspotting permitem resultados eficazes em curto espaço de tempo, na situação que descreve. Se ainda não tentou uma abordagem deste tipo, penso que poderia ser uma boa solução. Se pretender saber mais, poderá consultar a página da Associação de EMDR em Portugal.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O meu neto de 11 anos tem 10% DE AUTISMO, QUANDO COMEÇA OS TESTES FICA MUITO NERVOSO E RECEITARAM LHE VICTAN 2 mmg, está correta a decisão medica ? Obrigado
- Boa tarde, Há muito anos que sofro de ansiedade, umas vezes mais pontual, outras vezes mais continuada. Sempre tive ajuda terapêutica para lidar com esse assunto e outros, comecei com psicanálise e depois passei para cognitiva-comportamental (que ainda hoje faço). Às vezes, a ansiedade tem um impacto…
- Qual o efeito do Victan tomado à noite? Ou deve ser tomado pela manhã?
- É normal que exista uma sensação de formigamento na zona externa da coxa nos primeiros agachamentos que depois acabam por desaparecer?
- Tenho muito medo de andar de avião. Os meus batimentos ficam fortes o tempo todo, e fico com falta de ar. Foi me indicado Victan. Será que ele realmente irá me ajudar a controlar a ansiedade na próxima viagem?
- Sofro com ansiedade e pensamentos em loop sempre sobre o mesmo tema. Iniciei ha 1 mes e meio 1 xanax xr de manhã e 1 cipralex 10mg mas não noto melhorias na frequencia destes pensamentos. A medicação ja deveria ter feito algum efeito ou ainda é cedo? Tambem sou acompanhada por um psicólogo. Obrigada.
- Boa tarde tnha noites que nao dormia há noite ía para o meu pc depois pelas 24h apagava luzes para dormir e nao conseguia dormir pensei fazer umas caminhadas á noite depois do jantar caminhadas de uma hora quando vou para me deitar adormeci do cansaço valeu a pena tenho 72 anos
- Olá! A hipnose clínica é útil em casos de ansiedade ligeira? Existem psiquiatras a fazer hipnose clínica em Portugal, em particular na região de Lisboa?
- Minha mãe faleceu de paragem cardíaca a partir daí fiquei com ataques de pânico e ansiedade levanto - me muitas noites com a garganta e a boca seca com dificuldade em respirar não sei que fazer, tomo concord para o coração, por vezes é muito assustador pois penso que vou morrer, com a dificuldade em…
- Boa tarde, Há mais de 5 anos que tenho sofrido de ansiedade na condução, principalmente na auto-estrada. Evito ao máximo andar na mesma, mas há situações que tem mesmo de ser, e começo a sentir o coração acelerado, as vezes problemas a respirar, engolir saliva, boca seca, soar nas mãos... Será que…
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 171 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.