Penso muitas vezes porque é que eu não sou como as pessoas "normais", porque é que sou neurodivergen

3 respostas
Penso muitas vezes porque é que eu não sou como as pessoas "normais", porque é que sou neurodivergente...

Penso o que é que me faltou no meu crescimento, na minha adolescência.. Porque é que não aprendi o que a maioria das pessoas aprendeu..
Porque é que não tive amigos na infância, porque é que não tive amigos na adolescência.. Porque é que na faculdade não fiz amizades fortes, ao contrário da maior parte dos meus colegas de turma da faculdade..
Penso quais foram as experiências de relacionamento humano que me faltaram..

Porque é que não amadureci...

Porque é que aos 27 anos me afastei da minha
família...

Porque é que nunca tive um relacionamento amoroso longo.. (nunca passou de um ano)...
e muito menos tenho filhos.

Porque é que não tenho amigos... (se toda a gente diz que sou boa pessoa)..

Não entendo o que se passa comigo.. Não entendo porque sou tão sozinha, não entendo quais são as minhas lacunas como pessoa...
Não entendo..........

Penso como é que hei de mudar estas coisas..

Nota1: tenho mais de 40 anos
Nota2: já tive sessões de terapia, não deu em nada
Bom dia!
Parece-me haver aí alguma possível questão de desenvolvimento, mas mais do que isso, uma situação de trauma precoce e possível TTT - Transmissão Trangeracional de Trauma.
Fez um processo psicoterapêutico onde estas questões foram tidas em conta?
Aconselho vivamente, pois viver assim é sofrer todos os dias e merece melhor!
Abraço,
Teresa Chuva
Noto que no seu discurso há muito sofrimento. Mas também noto que se compara, inferiorizando-se e que atribui a fatores externos os seus sentimentos de incapacidade ou insatisfação. Talvez fosse importante olhar para si de outra forma. Compreendo que já fez sessões de psicoterapia, o que é excelente mas lamento que tenha sentido que não ajudou com as questões que sugere. Persista na procura de apoio psicológico. A relação terapêutica é muito importante e nem sempre há uma identificação com o(a) psicólogo (a) e reconhecer isso é importante também para se permitir a encontrar um profissional com quem se possa identificar e que a possa fazer sentir compreendida e auxiliada.
Boa tarde, independentemente da sua idade, se agora está numa fase mais instrospectiva, talvez seja a altura de procurar aprofundar melhor e poder assum iniciar a sua jornada de autoconhecimento. Podem ter havido questões familiares que possam estar na base das dificuldades que apresenta. Porém, afastar-se da familia não elimina as histórias ou traumas que possam ter ocorrido lá atrás. É importante poder abrir-se a explorar isso com um profissional de psicologia que seja da sua confiança. Devemos permitir-nos a tentar novamente, mesmo que no passado algo possa ter corrido mal, ou seja, porque teve consultas que não resultaram no passado com outro profissional, pode desta vez tentar encontrar alguém com quem tenha mais empatia e outras caracteristicas que valorize, no entanto, a iniciativa e o compromisso terão de partir de si para que o processo (que nem sempre é fácil) se efective. Força e coragem! Espero ter ajudado, cumprimentos, Liliana Rocha, psicóloga clínica

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!