Olá! O meu filho (q tem17 anos) apresenta comportamentos estranhos, desde pequeno mentia, roubava ob

5 respostas
Olá! O meu filho (q tem17 anos) apresenta comportamentos estranhos, desde pequeno mentia, roubava objetos na escola, tinha comportamentos sexuais tbm estranhos. Com o tempo passou, pelo menos eu pensei! Contudo, agr com 17 anos, ele apresente ansiedade, hipocondria e uma falta de empatia. Sempre descartei a possibilidade de ele ser um psicopata, pois ele é ansioso com doenças, porém ele apresenta comportamentos estranhos que não consigo compreender.
Olá, boa tarde. Existem imensas razões e motivos pelos quais algumas crianças e jovens apresentam comportamentos menos comuns e/ou dificuldades na interação com os outros.
Aconselho a procurar apoio especializado (Psicólogo/a e Pedopsiquiatra) para realizar uma avaliação que vos elucide e permita encontrar estratégias para diminuir o sofrimento psicológico do seu filho.
Algumas crianças, pré-adolescentes e adolescentes podem apresentar mais dificuldade na interação/relação com os outros, nestes casos é importante perceber quais são os gatilho que o levam a agir dessa maneira. É importante procurar um psiquiatra e apoio psicológico. Tendo em conta as avaliações feitas pelos profissionais será mais fácil elaborar novas estratégias, comportamentais, para lidar com a problemática em questão.
Os comportamentos que descreve podem ter várias causas, e não é possível dar uma resposta concreta sobre elas apenas com essa descrição, uma vez que falamos que questões muito complexas.
Seria realmente importante uma avaliação psicológica para serem avaliados vários aspetos: quais as queixas, impacto no dia-a-dia, ... e ser feito um plano terapêutico para o ajudar.
Boa tarde. Antes de mais, mostre ao seu filho que se encontra disponível para o ouvir caso ele pretenda conversar sobre alguma situação que o esteja a preocupar. O seu filho apresenta comportamentos que poderão ter por base várias causas. É importante compreendê-las e para isso seria importante incentivá-lo a ir a um Psicólogo. Em Terapia ele poderá sentir-se livre de julgamento, conhecer-se a si próprio e conseguir reconhecer as causas e as consequências da forma como se comporta. Se os comportamentos tendem a ser cada vez mais desajustados, torna-se crucial procurar ajuda especializada o quanto antes, para que possa haver uma avaliação e um plano de intervenção ajustado às suas necessidades. Cumprimentos, Vera Faria
Boa tarde!! Antes demais, reforço pela capacidade de observação e atenção ao seu filho!! Acima de tudo, para ajudarmos as "nossas crianças", temos de estar atentos a elas e observá-las com atenção consciente. Demonstre empatia pelas dificuldades dele, demonstre abertura e disponibilidade para ouvi-lo e às suas dificuldades. Esse é o passo inicial. O passo seguinte passará por uma avaliação psicológica cuidada e, posteriormente, pelo acompanhamento psicológico, com vista à compreensão e resolução das dificuldades atuais, se o jovem assim o desejar. Poderá também ser últi a avaliação em especialidade médica de psiquiatria/ pedopsiquiatria. A mudança passa também pela decisão deles!! Espero que tenha ajudado! Estarei sempre ao dispor através dos meus contactos para responder a mais questões sobre o tema.
Espero que tenha um dia feliz!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!