Distimia

10 respostas
Não me sinto triste nem depressivo mas ha anos que sinto com pouca motivação e falta de interesse em interacções sociais.. Tenho imensa vontade de viver e muitos sonhos mas começo a reparar que estou sempre a adiar a minha vida e no momento presente só me aptece estar em casa a ver filmes e series apesar de não me me sentir triste... A minha psicologa diz que tenho distimia... Tem cura sem medicamentos?
Porquê está sempre a adiar aquilo que deseja? Se esse diagnóstico for efetivo pode beneficiar de tratamento farmacológico particularmente por se tratar de algo tendencialmente crónico. Tem trabalhado em terapia essa falta de motivação? Muitas vezes a falta de interesse pode não ser bem isso mas sim determinados bloqueios por algum.tipo de medo, por exemplo. Fale abertamente com quem o acompanha que certamente vão perceber qual o melhor caminho a seguir.
Bem haja.
Sugiro que tente pensar quando começou a perder motivação para fazer aquilo que gosta e/ou deseja. Procure falar com a sua Psicóloga e, se ainda não o fez, partilhe esta questão com ela. Muitas vezes, principalmente em alguns diagnósticos a medicação ajuda bastante. No entanto, se não está confortável em recorrer à mesma, tente em terapia construir ferramentas e estratégias para atingir novos objectivos.
Boa tarde ,Sugiro que fale com a sua psicóloga de forma a discutirem sobre essa questão . Já pensou o porquê de adiar os seus sonhos? os motivos pelos quais não avança?Não fiquei parada, avance sem medos sem receios, peça ajuda a sua psicóloga para encontrem a melhor solução de ultrapassar esse sintoma .
A procrastinação é um comportamento muito frequente em quadros depressivos e/ou ansiosos. Tente falar com a sua psicóloga para perceber o porquê e como ultrapassar.
Grata pela pergunta.
A Distimia pode ser trabalhada só com Psicoterapia, sendo às vezes necessário o tratamento com psicofármacos.
Mesmo que recorra a medicação, faça-se o favor de fazer paralelamente psicoterapia. Só assim poderá conhecer as causas desse quadro e revertê-lo.
Passe a Viver e não somente a SobreViver.
se tem psicóloga ainda não lhe perguntou se tem cura sem medicamentos? que relação terapêutica tem com ela?? claro que tudo se pode tratar sem medicação muito mais com a sintomatologia que descreve é simples mas com um bom psicólogo claro!precisa de motivaçao tomadas de decisão e começar a viver a vida!!! a primeira tomada de decisão será de ir a outro psicólogo que o ajude a desenvolver essas competências e melhorar a sua mudança positiva!!
Recomendo que procure ajuda de um psicólogo com formação profissional em coaching, pois será ajudado a potencializar os seus recursos e a redefinir objectivos de vida.
Estou ao seu dispor,
Cumprimentos
Patrícia Moreira
Bom dia! Sugiro que inicie intervenção psicológica cognitivo-comportamental. Aproveito e aconselho-o a ver o meu vídeo que explica de uma forma simples para que serve e quais os seus benefícios. Fique bem!
Convidamo-lo para uma consulta: Primeira consulta psicologia - 50 €
Pode agendar uma visita através do site Doctoralia, clicando no botão "Marcar uma visita".
Esclarecer o sentido das expressões pode ser um passo.
Querer e ter vontade são expressões usadas como sinónimas mas que encerram conceitos distintos.
Falar consigo próprio em parceria com um psicólogo é uma das vias para encontrar o seu projecto com sentido.
A psicologia não lida apenas com a doença e a perturbação.
O psicólogo tem, também, o papel de agente de revelação, que ajuda a pessoa a esclarecer-se, a encontrar-se, a descobrir os recuroso que possui e como usá-los para concretizar os seus projectos alcançando o equilíbrio e a harmonia na sua vida.
Não precisa sair de casa para uma sessão WEB.
Dependendo da situação, poderá necessitar de complementar a psicoterapia com medicação. Teria de ser analisado. Se tem psicóloga, trabalhe com ela essa questão. Se questiona a sua eficácia, consulte outro terapeuta. Por muito bom que seja um profissional, se não houver empatia com ele, a terapia não funciona. Pense nisso. Ao seu dispor. Lisboa