Já fui a uma consulta de halitose

6 respostas
Já fui a uma consulta de halitose onde fui medicada. passado pouco tempo voltou! devo fazer algum exame?
Deverá obter um diagnóstico diferencial da origem do mau hálito. Se tem origem do meio oral ou origem mais profunda.
A nível do meio oral será necessário efectuar uma boa higienização profissional da boca e avaliação da saúde periodontal e dentária, bem como das outras estruturas do meio oral e presença da respectiva flora bacteriana que poderá necessitar de controlo. Uma boa hidratação, boa função salivar e respiração nasal (respiração oral pode levar a secura oral e risco acrescido de halitose) também ajudam a prevenir.
Consulte o seu médico dentista para avaliar estes factores.
A halitose pode ter 3 origens: cavidade oral, via digestiva ou vias aéreas superiores. Importante fazer um diagnóstico diferencial e tratar consoante os factores causais
A halitose pode ter várias origens: origem na boca (má higiene, periodontite, hipossalivação, neoplasias, candidíase,...), aparelho respiratório (respiração bucal, bronquite, adenoidite,...), tubo digestivo (refluxo gastro-esofágico, gastrite, úlceras,...), origem sistémica, hábitos e nutrição (alimentos odorantes, tabaco, medicamentos, diabetes,..) e neuropsicológica (ansiedade, síndrome de referência olfactiva,...). É importante ser feito um diagnóstico diferencial para que em seguida seja feito um tratamento aos fatores causais. Nesse diagnóstico poderá ser necessário realizar medição dos gases do hálito e provas laboratoriais.
É necessário sempre fazer uma triagem, pois não se tratando de higiene inadequada , poderá ter outros factores causais como hiposialia, com respectiva secura da boca e aqui deve-se fazer o despiste inclusivé de alguns síndromes, infeções respiratórias ou do aparelho oro digestivo. A primeira observação é imprescindível para iniciar este diagnóstico diferencial e chegarmos à origem do problema
Consulte o seu médico dentista para avaliar se a causa é de origem na cavidade oral ou de outra especialidade.
A halitose poderá ter várias origens. Por isso deve ser efetuada uma consulta de medicina dentária para se efetuar um correto diagnóstico de forma a avaliar qual a sua origem.