Hipnosis

9 respostas
Qual a vossa opiniao sobre o uso de hipnotismo para deixar de fumar? e se essa pessoa for toxico-dependente??
Olá,
Para lhe fornecer uma opinião fundamentada seria necessário ter mais informação, no entanto, poderei dizer-lhe que actualmente existem várias técnicas com o objectivo de ajudar pessoas a deixarem de fumar, mas o fundamental aqui é a motivação, querer realmente deixar esse hábito, se isso não acontecer, se não houver motivação do próprio, nenhum método será eficaz ou duradouro.
Na psicoterapia trabalhamos com o paciente esta tónica fundamental da motivação, para que posteriormente possa haver uma mudança deste e outros comportamentos disfuncionais.
Se, no caso que apresenta houver a agravante de outros comportamentos aditivos, temos um desafio acrescido, que necessitará de uma avaliação cuidada para que seja delineado um acompanhamento terapêutico eficaz.
Estou à sua disposição para outros esclarecimentos que necessite.
Os melhores cumprimentos
Paula Águas
Se o objectivo é só esse - deixar de fumar - parece-me bem. Pela minha experiência ( embora não trabalhe nessa área ), tenho tido em consulta alguns pacientes que recorreram à hipnoterapia para esse fim e obtiveram resultados. Sendo uma pessoa com adição de substancias, pois não sei, mas é uma questão de perguntar ao técnico que irá fazer a intervenção. De qualquer forma, se pretende com isso deixar de fumar outras substancias também, neste caso drogas fumadas, recomendo-lhe que tenha cuidado com essa decisão. Se for o caso, consulte um centro especializado em toxicodependência, pois só essas instituições, tem meios humanos e medicamentosos para lidar com a problemática.
Bom dia.
Sim, o uso da hipnose como técnica terapêutica tem revelado efeitos positivos no tratamento de diversas problemáticas, tal como por exemplo na cessação tabágica. No entanto, com vista a ter resultados duradouros e realmente eficazes, e salvaguardando a sua saúde e bem-estar, é altamente recomendável que seja seguido em equipa multidisciplinar, com apoio médico e psicológico. A hipnose é uma técnica que isoladamente poderá não lhe proporcionar a melhoria desejada a média e a longo prazo. O ideal é seguir um plano clínico com a conjugação de vários métodos terapêuticos e com a ajuda de profissionais bem qualificados. Por isso, existem actualmente consultas de cessação tabágica em centros de saúde e hospitais, com excelentes resultados, e há de reparar que o cuidado prestado ao paciente é pluridisciplinar e multifacetado. Só assim se consegue atenuar os efeitos da desabituação, com maior rigor, eficiência e zelo pela saúde do paciente. Além disso, há que avaliar as necessidades e as dificuldades individuais de cada paciente. Com a toxicodependência, a abordagem em equipa e especializada é sem dúvida a ideal. Por fim, a motivação e a perseverança pessoal do próprio paciente são factores que podem fazer uma grande diferença neste tipo de tratamento.
Espero que estas informações possam ser-lhe úteis no esclarecimento da sua questão e uma eventual decisão.
Cumprimentos.
Bom dia
Sim, a hipnose pode ser um meio para deixar de fumar. Normalmente requer pelo menos 3 a 4 sessões.
No entanto, existe formas de deixar de fumar, alternativas ou conjugadas com a hipnose.
O IQS Lisboa - Eu Deixei de Fumar, é um sistema de eletroimpulso em auriculoterapia que, se a pessoa desejar deixar de fumar, resolve o problema em 1 hora. Quando existe um quadro de ansiedade aumentada, poderemos associar técnicas de relaxamento e hipnose.
Em relação ao problema de toxicodependente, poderá haver mais dificuldade.
Disponível para qualquer esclarecimento.
Não pratico hipnose mas conheço colegas em Lisboa que o fazem. Se estiver interessado, basta dizer. E sim, pelo que sei a hipnoterapia tem resultados positivos de sucesso total.
Sou mais adepta de psicoterapia de orientação psicanalítica. As melhoras.
A hipnose clinica ajuda nessa área , eu tenho formacao nessa área do tabagismo e trabalho na toxicodependência s mais de 20 anos, se precisar de mais informações disponha,
Ola. A hipnose é usada para pacientes que pretendam deixar de fumar para lhes provocar uma maior repulsa associada ao sabor do tabaco associando essa técnica com a alteração de vários comportamentos por forma a diminuir a ansiedade decorrente da falta de nicotina. A hipnose não tem qualquer efeito no tratamento da toxicodependência podendo apenas ser usada como uma técnica complementar.
A hipnose tem sido vendida como uma fórmula de cura dos mais diversos problemas. A hipnose é só uma técnica, raramente funciona por si só. Procure um/a psicólogo/a ou psiquiatra que integre as técnicas de hipnose na sua forma habitual de psicoterapia. Desejo-lhe as maiores felicidades. Cumprimentos, José Armindo