Gostaria de confirmar qual o melhor

5 respostas
Gostaria de confirmar qual o melhor método para tratar o vaginismo primário? Não consigo penetração sexual ou uso de tampão.

Antes de mais seria importante consultar o seu ginecologista. Caso, após despistagem esteja tudo bem, parece-me importante consultar um psicólogo, pois existem muitas causas psicológicas que podem estar na origem desse vaginismo, e é importante perceber todo o seu historial para se poder fazer um diagnóstico sólido
O vaginismo primário, supõe um tratamento mais específico dos aspectos emocionais/psicológicos subjacentes. Muitas experiências podem estar na origem do vaginismo e somente após uma boa anamnese (entrevista) é possível identificar as possíveis causas e definir o tratamento. No caso da abordagem E.M.D.R, o psicólogo trabalha experiências emocionais potencialmente traumáticas, dessensibilizando-as e permitindo a integração de novas experiências. O tratamento também querer posteriormente, uma treino de controle dos músculos vaginais, exercícios individuais e em conjunto com o par, entre outros. Também recomendo uma consulta com o ginecologista, para despiste de infecções ou outras anomalias. Espero que tenha ajudado.

Há semelhança do que já foi dito pelas estimadas colegas o despiste de eventual causa orgânica/fisiológica pela especialidade de Ginecologia parece-me primordial, numa primeira fase!
Caso os resultados não revelem alterações, a Psicoterapia Cognitivo-comportamental pode ser uma boa opção!
Ao dispor!
Necessita de ser observada por um ginecologista e de acordo com a situação clínica é que se pode decidir a orientação adequada incluindo apoio com psicólogo
Olá, além da consulta com o ginecologista para avaliação da condição geral da saúde, aconselho a consulta com um psicólogo especializado em sexologia ou terapeuta sexual, que indicará um tratamento específico, o qual pode abranger as seguintes etapas: uma intervenção psicoeducativa para informar o que é o vaginismo; uma revisão do histórico da vida sexual do paciente que abordará os componentes emocionais e as estratégias de tratamento, informações sobre a anatomia da dor sexual, informações e treino sobre a contração vaginal e o papel dos músculos do assoalho pélvico, aprendizagem de técnicas de inserção, inserção vaginais graduais, técnica de focagem das sensações e técnicas para casais para reduzir a tensão do assoalho pélvico, exercícios de preparação para o intercurso sexual e outros aspectos. Ao seu dispor.