E normal sentir recaída da ansiedade mesmo tomando a Sertralina? Há 4 anos em tratameto

5 respostas
E normal sentir recaída da ansiedade mesmo tomando a Sertralina? Há 4 anos em tratameto
 Anabela Palma
Psicólogo
Beja
A medicação é importante no controlo das crises de ansiedade, mas não é suficiente. É preciso perceber o que a desencadeia, uma vez que é ativada por pensamentos negativos baseados crencas irracionais formuladas a partir de experiências vividas negativas ou traumáticas. Logo tomar medicação sem trabalhar a sua forma de pensar não será suficiente. Vai necessitar de ajuda para perceber como pensa, o que pensa para aprender a controlar e/modificar os pensamentos. Isso pode fazê lo através de acompanhamento psicológico.
Bom Dia!

Como está no controle externo, conhecer seus próprios limites, como lidar com as nossas frustrações? Conduzir a ansiedade quando tudo corre mal, é necessário para além da medicação uma boa terapia, independente de entrar em crise ou não é muito importante se preparar para uma possível retirada dessa medicação, desmamar essa medicação(se seu médico assim entender), cada caso é um caso.
Conclusão, seu caso sinaliza indicação de tratamento também com a psicologia.
Olá, se o tratamento que faz passa apenas pela medicação poderá haver momentos de recaída, isto porque a medicação apenas adormece o sintoma mas a mente continua a sentir-se aflita e para perceber o que aflige a mente é necessário fazer psicoterapia.
Dra. Rosa Fernandes
Psicólogo
Marinha Grande
Bom dia, seria importante acompanhar o tratamento farmacológico com psicoterapia, é importante saber o que desencadeia, aprender estratégias para lidar com a ansiedade.
Dra. Lina Raimundo
Psicólogo
Sacavém
Boa tarde!
A prescrição da sertralina é indicada no alivio de sintomas depressivos e ansiosos. No entanto, a medicação, como única forma de terapia é insuficiente, na medida em que os medicamentos têm o objetivo reduzir os sintomas. No entanto se os fatores que os causam não forem alvo de tratamento, os sintomas irão manifestar-se, com intensidades, períodos e regularidades diferentes.
É fulcral uma intervenção psicológica especifica, de acordo com a sua sintomatologia, e atendendo ao seu historial clínico e de vida.

Especialistas

Mariana Duarte

Mariana Duarte

Psicólogo

Almada

Eloísa Estela Fernandes

Eloísa Estela Fernandes

Psicólogo

Vizela

Elsa Fernandes

Elsa Fernandes

Psicólogo

Porto

Sofia Alves Fonseca

Sofia Alves Fonseca

Psicólogo

Porto

Magda Gabriel

Magda Gabriel

Psicólogo

Carnaxide

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 172 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.