Depressão

7 respostas
Boa noite! Sempre foi uma criança, adolescente e adulto insegura e com baixa autoestima, quando criança sofri de bullying, em 2005 tive a minha primeira depressão e desde aí só consegui deixar a medição por períodos curtos. No ano passado mesmo tomando Sertralina 50mg tive uma recaída grande, desde então sou seguida por uma psiquiatra aumentou para 100mg de Sertralina mais Duloxetina 60mg e como ando sempre cheia de ansiedade Alprazolam 0,5mg melhorei durante uns tempos mas agora já comecei a piorar novamente, tou a pensar em fazer psicoterapia pois não vejo luz ao fundo do túnel, que me aconselham? Obrigado
A psicoterapia e uma parte fundamental do tratamento e recomendo vivamente. Cumprimentos.
Cara,
Creio que o que será essencial para si acompanhar o tratamento químico que está a fazer, com sessões de psicoterapia. Estando estável do ponto de vista químico, será a altura certa para procurar o elemento catalisador de desequilíbrios e perceber como poderá conviver com este.
Atent
MJP
A psicoterapia é mesmo fundamental, o meio através do qual pode trabalhar as suas questões emocionais. Cumprimentos
Parabéns Tomou a decisão correcta Fazer psicoterapia
Não desista da ideia passe ao acto e marque consulta
Ao seu dispor
As marcas deixadas pelo bullying são normalmente profundas, associadas até ao stress póstraumático, podem causar muito sofrimento e condicionar muito a vida normal. Deve mesmo fazer psicoterapia para a ajudar a recuperar e desenvolver a autoestima e a tranquilidade. Não desanime!
Deve procurar um psicólogo clinico e fazer uma psicoterapia , tem que trabalhar essas emoções , essas marcas que o bullying deixa. com a ajuda de um especialista na area ira ajudar certamente a recuperar e devolver de novo a sua autoestima e a serenidade que precisa.
Existem várias abordagens psicoterapêuticas, com resultados diferentes. A Terapia EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) é eficaz no tratamento dos sintomas que refere. Caso tenha interesse em obter mais informações, poderá consultar a página da associação de EMDR em Portugal, onde tem a lista dos terapeutas credenciados.

Especialistas

Cátia Dias

Cátia Dias

Psiquiatra

Lisboa

Nuno Felix da Costa

Nuno Felix da Costa

Psiquiatra

Lisboa

Sofia Paulino

Sofia Paulino

Psiquiatra

Lisboa

Cacilda Jethá

Cacilda Jethá

Psiquiatra

Lisboa

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 55 perguntas sobre Transtorno Depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.