Bom dia, foi-me receitado recentemente

4 respostas
Bom dia, foi-me receitado recentemente Citalopram 10mg. Ja tentei varios isrs e ate Amitriptilina mas so sinto os efeitos secudarios (sonolencia, "mente turva", nauseas) e nunca me sinto melhor. Recomendações? Obrigada.
O citalopram tem um perfil de efeitos adversos bastante favorável. É natural que nas primeiras semanas da toma sint alguns efeitos como náuseas, tonturas, tremores, sensação de cabeça oca, etc. Estes efeitos são trasitórios ou seja, tendem a desaparecer após as primeiras semanas de toma. Recomendo portanto seguir as indicaçõesdo seu psiquiatra e manter a toma da medicação.
O Ideal seria associar a medicação a um tratamento psicoterapêutico. Com este tratamento irá ajudar a saber estar no momento presente, a fazer cada coisa de cada vez, a aprender a distanciar-se da sua actividade mental e emocional, para não se sentir tão sobrecarregada. Necessita de aprender a se libertar do stress, a aproveitar o seu tempo com qualidade.
Por vezes esse tipo de medicação tem efeitos mais complicados e intensos nas primeiras semanas e posteriormente tendem a estabilizar, como se o corpo também precisasse de se reajustar.
Idealmente e para que possa sentir-se melhor deveria procurar a ajuda de um psicoterapeuta, por forma a compreender melhor o seu quadro depressivo, e a poder transformar os padrões, crenças, emoções e comportamentos que estão neste momento a manter este funcionamento.
Uma psicoterapia que a ajude a entender como chegou até este estado e o que pode fazer para sair dele acaba por ser um investimento do qual irá colher frutos o resto da sua vida.
Espero que fique melhor!
Olá, há outros medicamentos mais modernos, como a Vortioxetina, que não têm este perfil de efeitos secundários. Também me dou muito bem com a paroxetina que me parece um medicamento de efeitos mais previsíveis do que o escitalopram. Tem o inconveniente de poder abrir um pouco o apetite.
Outro medicamento SSRI muito seguro e com poucos efeitos secundários é a sertralina.
Beneficiará também certamente de uma psicoterapia concomitante, ou de uma consulta psiquiátrica que inclua elementos psicoterapêuticos que permitam perceber melhor a sua doença

Especialistas

Cátia Dias

Cátia Dias

Psiquiatra

Lisboa

Nuno Felix da Costa

Nuno Felix da Costa

Psiquiatra

Lisboa

Sofia Paulino

Sofia Paulino

Psiquiatra

Lisboa

Cacilda Jethá

Cacilda Jethá

Psiquiatra

Lisboa

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 55 perguntas sobre Transtorno Depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.