Bom dia, foi-me receitado recentemente

4 respostas
Bom dia, foi-me receitado recentemente Citalopram 10mg. Ja tentei varios isrs e ate Amitriptilina mas so sinto os efeitos secudarios (sonolencia, "mente turva", nauseas) e nunca me sinto melhor. Recomendações? Obrigada.
O citalopram tem um perfil de efeitos adversos bastante favorável. É natural que nas primeiras semanas da toma sint alguns efeitos como náuseas, tonturas, tremores, sensação de cabeça oca, etc. Estes efeitos são trasitórios ou seja, tendem a desaparecer após as primeiras semanas de toma. Recomendo portanto seguir as indicaçõesdo seu psiquiatra e manter a toma da medicação.
O Ideal seria associar a medicação a um tratamento psicoterapêutico. Com este tratamento irá ajudar a saber estar no momento presente, a fazer cada coisa de cada vez, a aprender a distanciar-se da sua actividade mental e emocional, para não se sentir tão sobrecarregada. Necessita de aprender a se libertar do stress, a aproveitar o seu tempo com qualidade.
Por vezes esse tipo de medicação tem efeitos mais complicados e intensos nas primeiras semanas e posteriormente tendem a estabilizar, como se o corpo também precisasse de se reajustar.
Idealmente e para que possa sentir-se melhor deveria procurar a ajuda de um psicoterapeuta, por forma a compreender melhor o seu quadro depressivo, e a poder transformar os padrões, crenças, emoções e comportamentos que estão neste momento a manter este funcionamento.
Uma psicoterapia que a ajude a entender como chegou até este estado e o que pode fazer para sair dele acaba por ser um investimento do qual irá colher frutos o resto da sua vida.
Espero que fique melhor!
Olá, há outros medicamentos mais modernos, como a Vortioxetina, que não têm este perfil de efeitos secundários. Também me dou muito bem com a paroxetina que me parece um medicamento de efeitos mais previsíveis do que o escitalopram. Tem o inconveniente de poder abrir um pouco o apetite.
Outro medicamento SSRI muito seguro e com poucos efeitos secundários é a sertralina.
Beneficiará também certamente de uma psicoterapia concomitante, ou de uma consulta psiquiátrica que inclua elementos psicoterapêuticos que permitam perceber melhor a sua doença