Bom dia :-) A ansiedade tem cura? Quando digo cura, é chegar ao fim dum tratamento medicamentoso e

6 respostas
Bom dia :-)
A ansiedade tem cura? Quando digo cura, é chegar ao fim dum tratamento medicamentoso e o nosso médico dizer—nos..Está curado !
A psicologia pode ser uma das maravilhas do mundo mas para mim não serve pq a única forma de esquecer ou lidar com sofrimento sério.. é morrendo !
Sim, já tentei..a psicologia :-D
Obrigada :-)
Boa tarde!
Essa é uma boa questão numa altura em que a prevalência dos estados mistos de Ansiedade/Depressão, em Portugal atingem valores recordes! A garantia de um estado de cura, por parte do seu médico/a ou qualquer outro/a profissional de saúde será muito complexa! O tratamento medicamentoso de uma forma geral pode contribuir para uma melhoria de determinados sintomas associados à ansiedade mas é necessário aprender a viver e conviver com ela! Aqui a Psicoterapia poderá ser um bom complemento nessa re (aprendizagem)!
O desejo de morte como forma esquecer ou lidar com o sofrimento sério, como refere, provavelmente vai retirar-lhe a oportunidade dessa aprendizagem!
Nesse sentido sugiro que dê a si próprio/a uma nova oportunidade de renovar esta intenção de viver/conviver com ansiedade de uma forma mais salutar!
As maiores felicidades!
Boa noite :)
Não, a ansiedade não tem cura. Tal como a alegria não tem cura, nem a tristeza, nem as chatices da vida. Tal como refere a colega acima, é necessário aprender a lidar com tudo o que a vida nos trás e com tudo o que queremos fazer dela.
A ansiedade resulta dum complexo de emoções, que é possível atenuar com medicação, mas não curar. A cura para a vida é a morte, só ela acaba com tudo, mas como dizia um conhecido autor "é uma solução demasiado permanente para problemas temporários..."
É bom não pensar na ansiedade como um vírus que apanhámos, é bom ter consciencia do que fazemos connosco para nos pormos ansiosos, pois é precisamente isso que nos impede de usufruir a vida plenamente com os seus altos e baixos.
Esperar magia de medicação ou de outras pessoas e não apostar em si e na sua capacidade de mudança, não é uma boa solução para a ansiedade. (poderá ser apenas uma ajuda)
A melhor "cura" para a ansiedade é a acção, abdicando da necessidade de provar seja o que for a quem quer que seja, é ligar-se ao que nos faz feliz sejam pessoas sejam projetos, amando-nos incondicionalmente e sem receios.
Por vezes, para conseguir fazer isto e aprender a baixar os níveis de ansiedade, é necessário psicoterapia para analizar o que nos está a bloquear e impedir de o fazer e de viver com tranquilidade.
Quando se vai a um restaurante e não se gosta não se desiste de comer, exprimenta-se outro; o mesmo se passa com psicólogos, pelo facto de não ter funcionado com um, não quer dizer que não funcione com outro.
A relação terapeutica é essencial para o sucesso do processo. Faça por si, nós (psicoterapeutas) podemos ajudar :)
Já tentou a Hipnoterapia?
A ansiedade faz parte de nós e não a podemos evitar, mas podemos reduzir sintomas com psicoterapia. A morte nunca foi uma alternativa. Cumprimentos.
Bom dia.
A ansiedade é um mecanismo normal do nosso organismo, assim como a digestão ou a respiração. A questão está na forma como lidamos com estes diferentes mecanismos.
Normalmente quando há uma situação de stress ou traumática, ou eventualmente consideramos que já passamos por muitos problemas na vida e que já bastava, passamos a lidar com as problemáticas do dia a dia de uma forma menos adequada e os mecanismos de ansiedade entram em acção para nossa defesa. O que tem que aprender é lidar com as situações do passado e aprender novas competências para lidar com ansiedade, se o faz com psicologia, psicoterapia ou psiquiatria, ou outra forma é uma opção a fazer. Oriento o para procurar novamente outra ajuda na psicologia ou outro profissional, pois tradicionalmente a ansiedade pode aumentar quando não sabemos lidar com a mesma de forma eficaz e eficiente. Tudo de bom.
Renata Teles
A ansiedade não tem cura! Ainda bem! Naturalmente, quando a ansiedade nos provoca sofrimento e projudica o nosso funcionamento, algo não está bem! Existem medicamentos para reduzirem a ansiedade que sente, consulte um médico. Enquanto psicólogo, posso informar, que existem tratamentos psicoterapeuticos complementares á medicação, que ajudam, a curto, médio prazo a resolver o problema.