Boa tarde. Tenho 39 anos e ultimamente tenho sentido bastante desconforto no estômago (sensação de p

4 respostas
Boa tarde. Tenho 39 anos e ultimamente tenho sentido bastante desconforto no estômago (sensação de peso e estômago cheio) fui ao médico de clínica geral há uma semana e receitou-me lanzoprazol15 Mg , librax e normatal. As melhoras não são quase nenhumas. Cada vez que fumo um cigarro sinto-me bastante mal. Com tudo isto o meu pai faleceu há pouco mais de um mês mas antes disso esteve 3 meses no hospital e foi tempo de muita ansiedade nervosismo e stress. Será que os sintomas de agora são o resultado dessa fase que passei? Devo continuar a tomar a medicação? Que especialista devo procurar? Obrigado
Olá, nós somos seres integrado, nossa saúde biológica precisa de atenção tal como a saúde mental/emocional. Portanto o tratamento medicamentoso não exclui o tratamento psicoterapêutico. As situações emocionais de grande estresse podem somatizar no próprio corpo. Um psicólogo pode ajudá-lo/a a compreender e elaborar situações que estão na origem do nervosismo e ansiedade para lidar e ultrapassar vivências dolorosas.
Cumprimentos.
Boa noite,

Antes demais acho fundamental que realize uma avaliação psicológica para conseguir ter uma verdadeira percepção do que se relaciona com a saúde mental e qual a parte que se refere à saúde física. Só assim poderá ter a certeza se deve ou não manter a medicação. De qualquer forma, caso não avance por esta opção, deverá sempre contactar o médico de família que lhe receitou a medicação e ponderarem uma hipótese de ajuste e/ou alteração da mesma.
Mais alguma dúvida, estou disponível
AzorPsi
Boa tarde,
A ansiedade e o stress podem gerar desconforto no trato gastrointestinal - inclusive este é um dos sintomas físicos mais frequentes em um quadro de ansiedade. No entanto, é muito importante fazer exames físicos com seu médico e seguir as orientações médicas que foram recomendadas (como a medicação). No seu caso em particular, penso que seria uma mais-valia fazer uma avaliação psicológica e avaliar a situação. Alguma ansiedade, stress e tristeza é o esperado logo após a perda de alguém que nos é muito querido. Portanto o que vem sentindo, se for de caráter emocional, pode ser uma questão passageira ou mais profunda, mas isso só poderá ser avaliado em consulta por um psicólogo especializado.
Fico a disposição.
Boa tarde!
É muito comum que estados de ansiedade e stress causem problemas do foro gastrointestinal. No entanto, e como forma de despiste, é importante consultar o seu médico para observação e avaliação da sua sintomatologia. No seu caso em particular, poderá beneficiar bastante de acompanhamento psicológico, tendo em conta a situação de hospitalização e falecimento do seu pai, assim como o seu estado emocional.
Muitas das vezes, o mal-estar físico é reflexo do mal-estar psicológico.

Especialistas

Alexandre Almeida

Alexandre Almeida

Psicólogo

Ermesinde

Lara Almeida

Lara Almeida

Psicólogo

Setúbal

Ana Carla Nunes

Ana Carla Nunes

Psicólogo

Torres Vedras

José Paulino

José Paulino

Psicólogo

Faro

Álvaro L Sousa Ramos

Álvaro L Sousa Ramos

Clínico geral, Médico do trabalho

Lisboa

António A Silva Pimenta

António A Silva Pimenta

Médico do trabalho

Aves

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 3 perguntas sobre Estresse
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.