Boa tarde. Tenho 39 anos e ultimamente tenho sentido bastante desconforto no estômago (sensação de p

4 respostas
Boa tarde. Tenho 39 anos e ultimamente tenho sentido bastante desconforto no estômago (sensação de peso e estômago cheio) fui ao médico de clínica geral há uma semana e receitou-me lanzoprazol15 Mg , librax e normatal. As melhoras não são quase nenhumas. Cada vez que fumo um cigarro sinto-me bastante mal. Com tudo isto o meu pai faleceu há pouco mais de um mês mas antes disso esteve 3 meses no hospital e foi tempo de muita ansiedade nervosismo e stress. Será que os sintomas de agora são o resultado dessa fase que passei? Devo continuar a tomar a medicação? Que especialista devo procurar? Obrigado
Olá, nós somos seres integrado, nossa saúde biológica precisa de atenção tal como a saúde mental/emocional. Portanto o tratamento medicamentoso não exclui o tratamento psicoterapêutico. As situações emocionais de grande estresse podem somatizar no próprio corpo. Um psicólogo pode ajudá-lo/a a compreender e elaborar situações que estão na origem do nervosismo e ansiedade para lidar e ultrapassar vivências dolorosas.
Cumprimentos.
Boa noite,

Antes demais acho fundamental que realize uma avaliação psicológica para conseguir ter uma verdadeira percepção do que se relaciona com a saúde mental e qual a parte que se refere à saúde física. Só assim poderá ter a certeza se deve ou não manter a medicação. De qualquer forma, caso não avance por esta opção, deverá sempre contactar o médico de família que lhe receitou a medicação e ponderarem uma hipótese de ajuste e/ou alteração da mesma.
Mais alguma dúvida, estou disponível
AzorPsi
Boa tarde,
A ansiedade e o stress podem gerar desconforto no trato gastrointestinal - inclusive este é um dos sintomas físicos mais frequentes em um quadro de ansiedade. No entanto, é muito importante fazer exames físicos com seu médico e seguir as orientações médicas que foram recomendadas (como a medicação). No seu caso em particular, penso que seria uma mais-valia fazer uma avaliação psicológica e avaliar a situação. Alguma ansiedade, stress e tristeza é o esperado logo após a perda de alguém que nos é muito querido. Portanto o que vem sentindo, se for de caráter emocional, pode ser uma questão passageira ou mais profunda, mas isso só poderá ser avaliado em consulta por um psicólogo especializado.
Fico a disposição.
Boa tarde!
É muito comum que estados de ansiedade e stress causem problemas do foro gastrointestinal. No entanto, e como forma de despiste, é importante consultar o seu médico para observação e avaliação da sua sintomatologia. No seu caso em particular, poderá beneficiar bastante de acompanhamento psicológico, tendo em conta a situação de hospitalização e falecimento do seu pai, assim como o seu estado emocional.
Muitas das vezes, o mal-estar físico é reflexo do mal-estar psicológico.