Boa tarde. Sou uma pessoa com diagnostico de depressão crónica, saltei por vários doutores e medicam

5 respostas
Boa tarde. Sou uma pessoa com diagnostico de depressão crónica, saltei por vários doutores e medicamentos que experimentei e a longo prazo e nunca me ajudaram, decidi então terminar com tratamentos medicamentosos..
Apesar de andar com problemas, estar sem medicação ajuda-me a ultrapassa-los, mas pelo facto de não querer mais medicação, disseram me que não valia a pena acompanhamento psiquiatrico.
Fui então procurar ajuda psicologica, mas na consulta que realizei foi me dito que eu deveria procurar ajuda psiquiatrica devido aos meus problemas serem derivados de já bastante tempo atrás.
Não nego precisar de terapia, muito pelo contrário estaria bastante grata, como poderei proceder sobre esta situação?
Obrigada desde já.
Boa tarde. Penso que antes de suspender qualquer toma de medicação por iniciativa própria, deveria consultar o médico de família e/ou psiquiatra, para que ele possa avaliar a sua situação atual e aí fazer o devido “desmame” ou ajuste adequado desse tipo de intervenção. Mantenha-se em acompanhamento psicológico, a terapia irá ajudá-la a identificar padrões de pensamento negativos e a desenvolver competências para lidar com as emoções e situações mais desafiadoras do seu quotidiano. Espero ter ajudado! Cumprimentos, Vera Faria
Bom dia. Visto que, como estava a tomar medicação para a depressão e deixou de tomar de repente por avaliação sua, penso que deveria ir ao médico novamente, pois deixar de tomar a medicação sem indicação médica pode ter consequências graves. Acho que o passo a seguir seria procurar ajuda psicológica, pois a medicação em muitos casos é necessária, mas deve-se acompanhar por psicoterapia. Se com a psicologia lhe disseram que deveria procurar ajuda psiquiátrica é porque a avaliaram e concluíram que primeiro tem de estabilizar alguns sintomas agudos e depois iniciar a psicoterapia.
A psiquiatria e a psicologia trabalham em equipa, não se devem ver como rivais. Há casos mais fáceis em que é possível não recorrer à medicação, há outros que é necessário medicação e terapia. Também é importante perceber que depressão se trata e que abordagem será a mais indicada para si. Espero ter ajudado. As melhoras
Diana Silva
A medicação deve ser sujeita a desmame e isso deve ser acompanhado pelo psiquiatra, porque pode trazer sintomas decorrentes da abstinência.
Aconselho a fazer psicoterapia para aprender a lidar com os pensamentos negativos e ruminativos e para aprender estratégias para sair da depressão e religar neurónios.
Espero ter ajudado. Estou disponível para consultas online e presenciais.
Anabela do Rosário Cruz
Boa tarde

Nunca suspenda repentinamente a medicação. Acarreta riscos que podem ser bastante sérios.

Quanto à terapia, é mais do que indicada para o seu caso. Temos um número avultado de casos com remissão apreciável de todos os sintoma.

Abraço
Bom dia.
Se a interrupção da medicação não foi gradual, pode ser necessário (e até essencial) retomar uma parte e fazer o respectivo desmame gradual e já acompanhado com processo psicoterapêutico.
Quando os problemas são de longa data, isso mostra que nunca se foi à origem do problema e se trabalharam as causas, a fim de superar a situação. Recomendo que procure um psicólogo/psicoterapeuta com formação em EMDR.
Abraço,
Teresa Chuva

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!