Boa tarde. Eu tenho síndrome depressivo e sindrome de panico. Eu tomava o Venlafaxina 150mg e o psiquiatra mudou me a medicação e disse pra eu durante 1 semana tomar Venlafaxina de 75mg como desmame, e so depois tomar 5 mg de Escitalopram na primeira semana e so na semana seguinte os 10mg de Escitalopram. A minha duvida era se haveria algum problema se mudar logo de um para o outro? Sem ter que fazer o desmame do Venlafaxina. Obrigado
Bom dia. É quase sempre mais seguro fazer um desmame e introdução gradual de outro fármaco. No caso específico da Venlafaxina, se suspender abruptamente, será muito provável que passe mal com sintomas de abstinência, nomeadamente náuseas, vómitos, cefaleias... Cumprimentos,

Prof. Domingos Neto
Prof. Domingos Neto
Psiquiatra
Lisboa
Concordo com o colega José Daniel Rodrigues

Dr. Jorge Salvado Ramos
Dr. Jorge Salvado Ramos
Psiquiatra
Lisboa
Na minha opinião não há qualquer problema, e é desejável, que faça a descontinuação gradual de um dos fármacos, e a reintrodução gradual do novo medicamento. Podendo ocorrer um período de por exemplo 5 dias a 1 semana de sobreposição dos dois fármacos em doses baixas, como é o caso de venlafaxina 75mg e escitalopram 5mg.

Especialistas em Transtorno Depressivo

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Adriana M Horta

Adriana M Horta

Psiquiatra

Vila Nova de Gaia

Adriano S Vaz Serra

Adriano S Vaz Serra

Psiquiatra

Coimbra

Agnelo Marques Silva

Agnelo Marques Silva

Psiquiatra

Águeda

Alberto C F Gomes Santos

Alberto C F Gomes Santos

Psiquiatra

Porto

content.questions.show.related_questions

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 43 perguntas sobre Transtorno Depressivo

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.