Atualmente estou a enfrentar um sério problema que desenvolvi já desde a adolescência, contudo neste

5 respostas
Atualmente estou a enfrentar um sério problema que desenvolvi já desde a adolescência, contudo neste momento está a evoluir de tal forma que necessito urgentemente de ajuda e não sei o que fazer.
O problema que falo é parurese, ou bexiga tímida, desde que me lembro sempre tive uma perturbação em urinar não tendo privacidade, contudo bastava uma casa de banho fechada ou um sitio escondido que facilmente conseguia urinar.
Últimamente este problema tem evoluído em mim de tal forma que já nem em casa consigo urinar se tiver gente por perto, mesmo que sejam os meus pais.
Só consigo consulta com o médico de família para Outubro, atualmente estou a terminar o curso superior que é pago pelos mais pais, não temos possibilidades de pagar uma terapia longa e simplesmente não estou a conseguir lidar com esta situação, tenho apenas 21 anos e a cada noite rezo para o outro dia não chegar pois sei que vai ser mais um dia de sofrimento, tenho chorado todos os dias e o sentimento de frustração é enorme por nem em casa conseguir fazer uma necessidade básica.
Posto isto gostaria de perguntar o que me aconcelham a fazer nesta situação.
Agradeço desde já todas as respostas, muito obrigado.
Boa tarde, Dado o sofrimento psicológico que apresenta, deve procurar ajuda especializada com alguma brevidade. Reporta alguns sinais que podem corresponder a sintomas ansiosos e depressivos. Entendo que a questão financeira seja um desafio, mas se o sofrimento se mantiver, nada irá melhorar. Assim, aconselho a procurar ajuda através do gabinete da faculdade que frequenta e/ou junto de um Psicólogo/a (muitos de nós temos condições especiais para estas situações).
Não deixe de procurar ajuda!
É perceptível que neste momento, as suas queixas e o sofrimento causado são incapacitantes e intensos. É urgente neste momento, até para que o estado ansioso em que se encontra não piore, que procure ajuda psicológica, seja no sistema nacional de saúde, em associações de apoio gratuito ou até no gabinete da faculdade. Mas aconselho a faze-lo com brevidade.
Boa tarde.
No tratamento contra a parurese o apoio de um psicólogo é o principal, e, em alguns casos, o uso de medicamentos. A abordagem de Terapia Cognitivo-Comportamental, pode ser muito eficaz de forma a identificar o que mudou a nível comportamental, pensamentos, trabalhar os medos, ansiedade e relacionamentos interpessoais. A parurese pode ser muito incapacitante e trazer complicações em varias áreas da vida, social, física, profissional, familiar. Pode procurar apoio no gabinete de psicologia da faculdade ou num centro de saúde.
Espero ter ajudado.
As melhoras!
Diana Silva

Olá.
Espero que esteja bem.
As colegas anteriores deram boas sugestões para procurar ajuda com valores simbólicos ou até mesmo gratuitos. Gostaria de acrescentar que também poderá procurar este tipo de ajuda na junta de freguesia da sua área de residência ou na Santa Casa da Misericórdia local.
Seguramente que você é o maior, e o melhor, projeto de vida dos seus pais.
Imagino que os seus pais terão o maior gosto em poder fazer um esforço extra para minimizar o sofrimento da sua filha querida. O seu bem-estar é parte do bem-estar da sua família.
Nenhum pai ou mãe fica de braços cruzados ao ver a sua filha sofrendo.
É importante que os seus pais saibam da sua condição de saúde para que juntos tracem uma estratégia de resolução do seu problema.
Os seus pais têm conhecimento real da sua situação?
Os seus pais sabem o quão grande é o sofrimento que sente?
Os seus pais sabem que anda a chorar todos os dias devido à sua condição?
Um abraço!
Boa tarde. É fundamental que procure o seu médico de família, de forma a compreender se existe alguma condição médica associada à sua sintomatologia. Atendendo ao impacto dos sintomas na sua qualidade de vida e bem-estar é importante que procure ajuda psicológica o quanto antes. Tendo em consideração a sua situação financeira, informe-se na Junta de Freguesia da sua residência se existe alguma possibilidade de apoio, procure ajuda junto do Gabinete da sua Faculdade e/ou até mesmo no centro de saúde. Invista em si e peça ajuda! Converse com os seus pais acerca dos seus pensamentos, sentimentos e emoções. Não se isole, converse com alguém em quem confie. Cumprimentos, Vera Faria.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!