antes de adormecer a minha cabeça

9 respostas
antes de adormecer a minha cabeça só aparecem pensamentos estranhos e fico muito nervoso o que sera??
Para especificar sobre que quadro estamos a falar aqui, seria necessário investigar o conteúdo desses pensamentos. Assim, sugiro que procure um psicólogo para fazer uma avaliação cuidadosa. É a partir dessa avaliação que se pode chegar à uma resposta para sua pergunta e à criação de um plano de tratamento adequado para si. Se isso já lhe está a trazer sofrimento procure ajuda, não espere piorar.
Mantenho-me a disposição.
Os "pensamentos estranhos" podem sugerir alguma ansiedade antes de adormecer. Tal como a colega referiu, deverá procurar ajuda para perceber as causas destes pensamentos.
Os pensamentos intrusivos estão presentes em diversas psicopatologias, pelo que, como já referido pelos colegas, apenas uma avaliação psicológica e/ou psiquiátrica poderá nos orientar quanto à origem e compreensão do problema. De todo modo, existe uma série de técnicas psicoterapêuticas que poderão ajudar a controlar e amenizar o problema.
Esses pensamentos automáticos e "estranhos" podem ser provenientes de ansiedade. Seria bom procurar ajuda no sentido de se identificar a causa e o motivo para esse mau estar sempre que pretende descansar. Ao dispor!
Pensamentos estranhos podem ser de naturezas várias... e o nervosismo também tem várias origens.
Por isso depende do tipo de pensamentos que tem... e porquê é que o deixam nervoso.
Podem ser simplesmente algo a que pode prestar mais atenção, algo que quer ou tem de fazer e não quer, ou pode não significar nada... que tal dar atenção e perceber o que causa o tal nervoso?
Se a perturbação continuar e for de fundo fora do corrente da vida, aconselho EFT, pois lida até com questões consideradas estranhas para outras abordagens terapêuticas.
Deve procurar o motivo desses pensamentos. Se acontecem unicamente quando se deita, ou de noite, ou noutras situações.
Aconselho o acompanhamento psicológico.
Se já estiver a ser acompanhado por um psicólogo, a Osteopata também tem uma terapêutica complementar denominada Sacrocraniana que pode ajudar a descobrir as sensações do se corpo que acontecem ao deitar e causam ansiedade.
Não deve deixar que a sua vibração baixe, muitas vezes acontece porque damos abertura aos medos. Não deve levar o cansaço ao limite, proteja-se com pensamentos positivos e principalmente descanse. Cuide de si.
Dormir implica permitir relaxar o corpo e deixar que ele se regenere.

Mas para poder relaxar, é necessário permitir perder o controle, deixar-se levar, estar parcialmente vulnerável. Todavia, existe uma parte significativa de pessoas que teme demasiadamente o relaxamento.

Isto se deve por motivos concretos, isto é, um meio-ambiente hostil (estar em um ambiente de conflito) que não permite o relaxamento ou estar vulnerável para o ressurgimento de material psíquico reprimido ou ex-cindido do consciente. No último caso, o material reprimido para o inconsciente em caso de neurose (histérica, fóbica ou obsessiva) ou precluído (nos caso mais graves de psicose, esquizofrenia e borderline) ressurge com toda força quando a atenção do ego (aparelho de controle e gere as emoções se torna mais fraco). Assim, por antecipação, é gerada uma ansiedade antes de dormir.

Minha sugestão:
1- Mude o seu ambiente (e, se necessário suas relações) e encontre um local de descanso seguro.
2- Busque acompanhamento psíquico para integrar o material que te assola quando vai dormir ou mesmo que te acorda no meio da noite. Entre os melhores profissionais para isso aconselho psicanalistas e psicólogos com experiência.

Melhoras.
Durante o dia-a-dia podem acontecer situações de stress e ansiedade, algo que o marcou profundamente e no momento em que se encontra consigo mesmo, mesmo antes de dormir, vêm à tona. Esta é uma das muitas possibilidades.
Com Hipnose Terapêutica consegue saber a causa/origem e resolvê-la.
A sua pergunta requer uma resposta ambígua de quem, ainda, não sabe toda a história - quando começou?