Ansiedade

15 respostas
Boa tarde.
Preciso de uma opinião profissional para saber ao que recorrer, tenho em mente a hipnoterapia.
Eu sempre fui ansiosa e com os nervos a flor da pele.
Sempre tive medo da vida e do rumo que tomaria, sempre fui muito sismatica com o que de mal acontecia.
Mas isso nunca me condicionou muito a minha vida.
Mas de a uns tempos para ca que tenho varias vezes diarreia, ja fiz os exames e diz não ter nada.
O problema e que sinto sempre dores.
O meu medico diz que pode ser psicologico.
So que me condiciona sempre a minha vida porque nunca quero fazer nada, tenho sempre medo de marcar seja o que for por receio de me dar diarreia, e sempre a primeira coisa que penso. E muitas vezes nunca vou.
Neste momento estou desempregada e a procura de algo o que não ajuda nada porque tambem tenho medo do descunhecido, o que vai aparecer?se vai correr bem?e fico com diarreia como fasso? Se vou poder ir sempre que precisar?tudo isto mexe comigo, so que por mais que tente não consigo controlar.
Gostaria de obter uma ajuda por favor.
Obrigada.
Aquilo que descreve enquadra-se, possivelmente, num quadro de ansiedade que se vai manifestando fisicamente através da diarreia. Todos esses pensamentos que relata acredito que sejam bastante limitadores e causadores de sofrimento/ansiedade, acabando por evitar toda e qualquer situação em que sinta que não vai ter controlo. Julgo que iria beneficiar de acompanhamento psicológico (a vertente cognitivo comportamental é eficaz em quadros de ansiedade) de forma a compreender a causa dessa ansiedade e aprender estratégias para lidar com a mesma que não o evitamento pois isso apenas a reforça. Já se encontra com um prejuízo funcional diário significativo e merece ter uma melhor qualidade de vida. Procure um psicólogo(a), tenho a certeza que a vai ajudar.
Cara Senhora. Você descreve um quadro de Ansiedade Generalizada algo Grave com sintomatologia física concomintante que deve ser bastante incomodativa. Considero que necessita de tratamento combinado entre Psicofarmacologia para se desensibilizar em termos da excitabilidade neurobiológica decorrente de um estado de estress interno prolongado e fazer concomitantemente Psicoterapia Individual ou em Grupo Selecionado para o efeito. Procure Ajuda pois não irá passar expontaneramennte e a hipnose não tem efeitos duradoiros.
Os sintomas físicos que descreve são somatizações associadas a ansiedade que vêm sentindo. A psicoterapia aliada a técnicas de relaxamento e hipnose dão bons resultados no quadro clínico que descreveu. Todo o tratamento vai sempre passar por isolar Isolar os motivos da ansiedade e dar lhe ferramentas para a combater e diminuir os seus efeitos. Cumprimentos
Pela sintomatologia que descreve parece estar a vivenciar um quadro de ansiedade generalizada, que está a limitar muito a sua vida. Na minha opinião deverá procurar ajuda profissional, nomeadamente psicoterapia de orientação psicodinâmica, de forma a poder dar significado a essas somatizações, que são a expressão do seu sofrimento.
Estou inteiramente disponível para quaisquer esclarecimentos.
Cumprimentos
Aconselhe-se com.o seu medico de familia, talves se sinta mais tranquila se ele a puder encaminhar para um psicólogo da sua confiança e isso possa acrescentar a si maior tranquilidade para iniciar um acompanhamento terapeutico. Os sintomas descritos merecem uma intervenção especializada caso opte por não tomar medicação. Boa sorte.
Claramente, e como foi mencionado, precisa de ajuda psicoterapêutica e psicofarmacológica. Não hesite em procurar este tipo de ajuda pois irá melhorar significativamente.
As melhoras,
David Rosa
Como os colegas muito bem referiram anteriormente, os sintomas que descreve parecem ser motivados por uma questão de ansiedade. Compreendo que a forma como isso a tem impedido de viver a sua vida em pleno seja fonte de sofrimento, mas quero que saiba existem formas de tratamento eficazes para a ajudar. Aconselho a que procure um psicólogo com experiência na área da ansiedade e se for do seu interesse, estarei disponível para ajudá-la.
Desejos de melhoras.
Bom dia.
Tal como já foi dito, quadro de ansiedade generalizada com possível quadro associado de cólon irritável.
Não deixe, pf, o processo psicoterapêutico que iniciou. O EMDR é uma abordagem consistente e recomendada pela Organização Mundial de Saúde, com excelentes resultados.
Tentaria fazer o despiste de diagnóstico de SCI (Síndrome do Cólon Irritável), sendo que existindo ou não, beneficiará sempre de psicoterapia.
Invista em si e nesse processo bonito que teve a coragem de iniciar.
Bom dia, por tudo o que descreve a sua mente sente-se constantemente aflita dai o medo do desconhecido e o sintoma fisico manifestado através da diarreia. Deve procurar fazer Psicoterapia escolha a abordagem mais adequada mas pense que é a única maneira de resolver os medos com que a sua mente se debate e que neste momento lhe são desconhecidos ( inconscientes). O maior investimento que deve fazer é em si mesma e na sua liberdade. Permita-se ser Feliz.
Boa tarde.
Compreendemos o intenso sofrimento em que se encontra. Pelo que descreve parece tratar-se de um quadro de ansiedade, com manifestações físicas de diarreia. É ainda possível que sinta outras manifestações como sensação de nó no estômago, aperto no peito, inquietação e preocupações constantes. Nestes quadros de ansiedade, os evitamentos não resolvem as dificuldades e, habitualmente, existe a tendência para um agravamento ao longo do tempo. Desta forma, realçamos a importância de um acompanhamento psicológico o mais breve possível. A este nível, os estudos científicos demonstram bons resultados da Terapia Cognitivo-Comportamental.
Estamos disponíveis para esclarecer dúvidas adicionais.
As melhoras,
Recriar Sentidos
Compreendo o sofrimento que relata.
Depois de todos os argumentos dos caríssimos colegas, somente quero acrescentar que deverá, em primeiro lugar, consultar um médico gastroenterologista e descartar a hipótese dum problema intestinal, como a doença de Crohn, por exemplo.
Claro que certas mudanças no estilo de vida, intervenções dietéticas e técnicas de redução do stresse, poderão melhorar o tipo de sintomas que refere.
Espero ter ajudado!
Segundo a sua descrição, os sintomas preenchem os critérios de ansiedade. Deverá procurar ajuda profissional. Os psicofarmacos permitirão atenuar os sintomas . Simultaneamente iniciar psicoterapia, de forma a compreender a origem do problema e criar estratégias de auto-controlo. "A dôr , se não for tratada, não passa.... "
Boa tarde, desejo muito que no momento em que lê o meu email possa encontrar-se melhor. Em relação ao exposto na sua descrição devo informar que apresenta claros sinais e sintomas reveladores de ansiedade a qual pode e manifesta-se de diferentes formas. Diferentes pessoas em situações aproximadas podem e muitas vezes manifestam ansiedade de formas distintas, pelo que, considero que, caso não esteja mesmo a conseguir gerir as suas emoções, procure ajuda especializada com um psicólogo. Em conjunto com toda a certeza encontrarão uma forma de debelar essa ansiedade e resolver outras questões mais profundas que a acometem. Se necessitar da minha ajuda, facilmente encontarará o meu contacto por meio de uma simples pesquisa na internet. Só me resta desejar-lhe uma rápida recuperação. Cumprimentos.
Boa tarde, obrigado pela sua partilha e espero que consiga encontrar a melhor solução.
Parece-me que deverá ter em consideração as recomendações do seu médico. Se o seu médico considerou que poderá ser do foro psicológico então o mais acertado será consultar um profissional da saúde mental. Se se sentir mais confortável com uma segunda opinião, procure um bom especialista de clinica geral que faça uma avaliação competente e depois siga as instruções que ele sugerir.
As avaliações médicas devem estar ao encargo dos profissionais de saúde, seja de que área for, e só estes é que poderão saber ou sugerir qual o melhor tratamento, técnica, etc, a aplicar. Se a hipnose clinica for o mais indicado para o seu problema terá que ser um profissional a recomendar. Se for directamente a um hipnoterapeuta que só faça hipnose clinica é exactamente esse o tratamento que vai receber. E se a hipnose clinica não for o mais recomendável?? Seja qual for a sua decisão, garanta que os profissionais que consulta estão devidamente certificados, sendo que tem o direito de pedir as certificações do mesmo.
O recorrer a um Especialista como um Psicólogo ou Psiquiatra é a decisão acertada. Sublinho a importância da Psicoterapia.