Ultimamente sinto que a minha mãe

8 respostas
Ultimamente sinto que a minha mãe tem estado com uns comportamentos nada adequados à idade dela, para além de que me tem controlado de tal maneira que já nem me deixa ter amigos, este comportamento é igual para com a minha tia, gostaria de saber o que posso/devo fazer perante isto.
As alterações de comportamento são sintomas comuns a várias perturbações, desde os transtornos depressivos reactivos a eventos de vida até a situações depressivas mais complexas, ou mesmo nos primeiros estádios de demência. É frequente haver falsos diagnósticos de transtornos demenciais por existir na realidade uma perturbação depressiva de base que motiva as alterações de comportamento e outros sintomas comuns a estas perturbações.
Realizar uma avaliação psicológica é fundamental para o diagnóstico e consequente encaminhamento para consulta de especialidade ou para desenhar um plano de intervenção e tratamento adequados.
Em geral, esse tipo de indivíduos com comportamentos como o da sua Mãe, estão a agir inconscientemente em defesa própria, principalmente por insegurança e uma (quase) nula tolerância à frustração, ou seja, se estiverem no controlo, pensam que a probabilidade de acontecer algo terrível é muito menor e, com efeito, sentem-se mais seguras.
Por outro lado, nesse tipo de casos, poderão coexistir alguns traços obsessivos de personalidade. No entanto, deverá ser realizada uma avaliação cuidada pois cada caso é um caso.
As ALTERAÇÔES de COMPORTAMENTO podem ter causas(ORIGENS) DIFERENTES, mas,"lá porque são velhinhos" isso não é desculpa para a pessoa MUDAR de COMPORTAMENTOS, a familia ignorar ou não dar importancia.
-Podem ser devido a CAUSAS ORGÂNICAS(quer dizer,não psiquiátricas) como infecções urinárias ou respiratórias que ninguém deu conta,porque o idoso mal se queixa muitas vezes ou 1 desidratação (no verão,por ex) ou 1 ligeiro AVC, etc.-OU
- Podem ser devidas a CAUSAS PSIQUIÁTRICAS (várias)Pode ser o inicio de 1 demência,ou surgir 1 psicose,ou 1 depressão que não se notou,sequelas de 1AVC,Parkinsonismo,etc.TEMOS que entender se começou "DE REPENTE"(em poucos dias) ou "GRADUALMENTE"(desde há semanas/meses)para ver se é de origem AGÚDA(geralmente são as CAUSAS ORGÂNICAS) OU de origem CRÓNICA (são mais as causas PSIQUIÁTRICAS).Mas é preciso fazermos exames laboratoriais (de sangue),imagem (TAC-RM),neuropsicológicos,de memória,e outros para fazer 1 Diagnóstico e Tratamento correctos,caso a caso!
Para além do já exposto pelos colegas, considero que enquanto filho esteja a enfrentar uma fase difícil, com muitas duvidas e questionamentos relacionados com a situação da mãe. Creio importante clarificar e compreender o que está a acontecer com a mãe, mas também poder cuidar de si e do seu bem-estar para que se possa adaptar melhor a esta fase da sua vida. Cuidar da mãe é importante, cuidar de si é também cuidar dela.
Sem dúvida deverá consultar um especialista até porque a informação que fornece não é suficiente para retirar qualquer tipo de conclusão/diagnóstico. No entanto, considero de extrema importância que cuide de si e que não permita que haja (muitas) interferências no seu bem-estar. O que for possível fazer pela sua mãe será feito por um profissional de saúde, com o seu apoio, mas essa responsabilidade não deverá ser sentida apenas como sua.
Bom dia,
Apesar de ser muito pouca a informação que nos remete, e para além de tudo o que os colegas aqui referem, reforço que em qualquer idade, quando se verificam alterações significativas na conduta e rotina diárias, alterações que se distanciam do que actualmente se reconhecia e era hábito e/ou comum na vida e na forma de estar de uma criança, adolescente ou adulto, tenderão a ser sinais de alerta que não deverão ser negligenciados. Estas alterações do comportamento poderão ou não, estar associadas apenas a factores externos, acontecimentos e eventos significativos para a pessoa e que começam a dar origem a uma incapacidade de organização interna. Como foi referido, existem diversas perturbações com sintomas reactivos que poderão ser bem diagnosticadas, através de uma boa avaliação psicológica. O diagnóstico certo, será o caminho para uma intervenção eficaz. A intervenção, tão precoce quanto possível, será sempre uma mais-valia.
Em primeiro lugar deve procurar um medico de família para exames complementares de diagnostico, para perceber se existe causas orgânicas, ou causas psiquiátricas, apos esta avaliação, devera ser feito o encaminhamento, para os profissionais adequados ,para tratar a sintomatologia
bom dia, apesar de ser limitada a informaçao, como por exemplo nao estar indicada a idade de filha e a idade da mae, a verdade e que quando um elemento da familia desenvolve comportamentos que causam mal estar em outros elementos, sera sempre merecedor de atençao Nestes casos, o mais importante sera perceber quais os fatores externos intervenientes nesta relaçao, compreender a dinamica familiar, e motivar individualmente a pessoa afetada a desenvolver habilidades para lidar com o stress causado pela mae, sao as tais estrategias de coping, visto que a cliente pede ajuda, poderá entao mudar a forma como lida com o stressor, ja que mais complicado sera mudar o que a rodeia