Transtorno Obsessivo Compulsivo

6 respostas
Olá, sou um jovem de 21 anos, vivo com os meus pais e à 2-3 anos fui diagnosticado com Transtorno Obsessivo Compulsivo relacionado com a limpeza, felizmente consegui superar a minha condição, infelizmente estou numa situação familiar complicada e os meus pais por qualquer motivo que seja mesmo que nao esteja relacionado com a minha doenca (seja por eu estar irritado com alguem ou alguma coisa ) ameacam-me constantemente de chamar os bombeiros para me levarem para o hospital sabendo que mesmo já não sofrendo totalmente ainda me custa estar em hospitais e sitios com muitas pessoas, por favor imploro lhes ao Srs. Doutores se a alguma coisa que eu possa fazer para os impedir de me fazerem estas ameacas constantes.
Por favor ajudem-me
Olá!
Em primeiro lugar não tenha medo, pois ainda que cumpram a ameaça (o que acho pouco provável), não terá grandes consequências, pois se de fato está com o TOC sob controle, o médico e/ou psicólogo fara esta constatação e informará os seus pais.
Entretanto, deve conversar com eles, explicar que esse tipo de ameaça não tem como trazer bons resultados, pelo contrário, apenas aumenta a vossa insegurança e ansiedade. Tente fazê-los perceber que não é justo usarem como arma uma fragilidade vossa, e que devem desenvolver formas mais saudáveis de dialogaram a respeito do que os incomoda.
Penso também que uma psicoterapia seria útil para ajudá-lo a se fortalecer para lidar com essa situação.
Boa noite!
Sugiro a procura de um/a psicólogo/a.
Ao dispôr!
Melhores cumprimentos.

Bom dia!
O caso que descreve parece ser de condução abusiva ao serviço de urgência. Solicite ao Psiquiatra presente que envie a avaliação clínico-psiquiátrica para Ministério Público. A condução abusiva está prevista na lei e existem mecanismos para que se protejam os cidadãos.
Caso continue a ser conduzido sem motivo aparente, o Ministério Público certamente investigará o caso.
Bom dia.
Tal como outros colegas referiram antes, a ameaça dos seus pais parece pouco provavel ou credivel, parecendo mais ser uma forma de pressão sobre si. Sendo um jovem adulto, maior de idade e na posso do seu juizo (e o TOC não afecta o seu discernimento), ninguém o conduz a lado algum que não queira ir! Se a relação com os seus pais é delicada, se sente numa situação de fragilidade, deveria procurar ajuda e trabalhar esses aspectos com o seu psicólogo habitual, se o tiver, ou procurando um psicólogo perto da sua área de residência.
Boa tarde.
Compreendo que neste momento esteja a ser difícil para si lidar com os seus pais e que isso o perturbe. Dentro das limitações que este tipo de interacção (mensagens de texto) aporta vou tentar dar o meu contributo no sentido, de o tentar ajudar a pensar nos problemas que descreve. Devo também acrescentar que o ideal será procurar ajuda especializada recorrendo aos serviços de saúde disponíveis, nomeadamente na área da saúde mental (psicologia).
Vamos por partes:
a) imaginemos que de facto os seus pais concretizam a ameaça. Os bombeiros chegam a sua residência e vão tentar avaliar a situação. Naturalmente serão questionados não só os seus pais como também o senhor a fim de os bombeiros ou outros técnicos que forem chamados ao local, perceberem os contornos da situação para melhor avaliar. Depois deste procedimento vão decidir de duas formas. 1º que o ideal será conduzi-lo para os serviços de saúde para ser avaliado. 2º que a situação não exige qualquer tipo de intervenção por parte deles. Se a primeira conclusão se verificar, uma vez que é maior de idade, pode recusar a intervenção dos bombeiros e consequentemente permanecer na sua residência ou onde melhor entender.
b) Já se questionou porque será que os seus pais fazem esse tipo de ameaças? Em que circunstâncias eles fazem essas ameaças? Quando eles o ameaçam o que é que acontece a seguir, muda de comportamento? A minha interpretação, e que pode estar errada, é que os seus pais ameaçam-no porque acreditam que ao proceder desta forma, você vai parar de fazer o que está a fazer. E se porventura, de facto mudar de comportamento, está subliminarmente a reforçar o comportamento dos seus pais. Ou seja, imaginemos que está irritado com alguma coisa; os seus pais não gostam desse comportamento e por isso ameaçam-no; devido à ameaça você controla a sua irritação ou muda de comportamento. Qual a conclusão? Os seus pais vão perceber que ameaça-lo é uma boa estratégia.
c) Por ultimo, para além dos possíveis problemas da dinâmica familiar, também fico com a sensação que ainda mantém algumas dificuldades relacionadas com factores ansiogénicos. Mais uma vez reafirmo que o ideal será procurar um profissional especializado, que o possa avaliar, e confirmar ou não a minha sensação e proceder em conformidade desenhando uma intervenção eficaz que o possa ajudar com essas dificuldades.
Espero que tudo corra pelo melhor, felicidades.
Bom dia, não desespere há tratamento para o seu problema: a psicoterapia cognitivo comportamental tem muito bons resultados e eficácia na perturbação obsessivo compulsiva.