Todos os meus irmãos (do lado da mãe) têm ASD & ADHD (não sei qual é o acrônimo em Português). Eu t

4 respostas
Todos os meus irmãos (do lado da mãe) têm ASD & ADHD (não sei qual é o acrônimo em Português).
Eu tenho 29 anos, e já há algum tempo suspeitei ter aspergers (ignorei porque ainda consigo fingir alguma normalidade) mas tendo os casos dos meus irmãos confirmados, achei melhor ver se tal não será meu caso também dado que há uma proclividade genética.

Estou à procura de um profisional que consiga trabalhar comigo e diagnosticar a presença de ASD e/ou ADHD em adultos.
Olá! O diagnóstico de Asperger é complexo. O Psiquiatra geralmente é quem faz a conclusão do diagnóstico, mas algumas vezes é necessário uma análise multidisciplinar, como o Psicólogo, Neuropsicólogo, o Psiquiatra e em certos casos, o fonoaudiólogo.
Espero ter ajudado!
Boa tarde.
A Síndrome de Asperger é uma perturbação do desenvolvimento com base neurológica. A causa é desconhecida. Esta perturbação manifesta-se através de alterações na interação social, na comunicação e no comportamento.

É importante que se realize uma avaliação funcional para que a intervenção seja determinante para o sucesso do sujeito. É fundamental fazer uma avaliação detalhada sobre o seu desenvolvimento funcional e as suas dificuldades e limitações.
Nestes casos é importante uma intervenção multidisciplinar, onde se pode incluir o terapeuta da fala, terapeuta ocupacional, psicólogo entre outros.

Bom dia! antes de mais gostaria de esclarecer que estamos a falar de dois tipos de perturbação:
1- síndrome de Asperger (CID-10 e DSM-IV), outrora enquadrado como um dos Espetros de Autismo e, atualmente reconhecido como : Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) sem Perturbação do Desenvolvimento Intelectual e sem défice ou com ligeiro défice da linguagem funcional
Normalmente o síndrome de asperger revela um tipo de pessoas com coeficientes de Inteligência acima da média, com alta capacidades de memorização. Outros critérios estão associados a: dificuldades na interação social, comportamentos repetitivos e estereotipados, linguagem e a cognição convencional; o neuro-desenvolvimento deverá estar preservado.

2- Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Este tipo de transtorno exclui a desordem do espectro do autismo (6A02)
Boa tarde. Atendendo à complexidade do diagnóstico, é importante uma avaliação multidisciplinar ao nível do seu desenvolvimento, interação social, comunicação, comportamento, as limitações e o impacto na vida diária. Caso se confirme um diagnóstico, é importante que exista um plano de acompanhamento adequado às suas necessidades, que poderão incluir diferentes tipos de abordagens e terapias junto de profissionais especializados (psicólogo, psiquiatra, terapeuta ocupacional…). Cumprimentos, Vera Faria.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!