TOC, DOC ou POC pode levar a depressões

6 respostas
TOC, DOC ou POC pode levar a depressões ou até mesmo a esquizofrenia!?
As essas quer têm TOC podem ter casos de depressão .
Existe comorbilidade com depressão mal esclarecida ainda (embora ambas se tratem com antidepressivos). Mas algumas perturbações obsessivas, quando não tratadas, podem evoluir para uma perturbação delirante. Leia o interessante livro de David Adam: O HOMEM QUE NÃO CONSEGUIA PARAR. POC E A HISTÓRIA VERDADEIRA DE UMA VIDA PERDIDA EM PENSAMENTOS.
A Perturbação Obsessivo-compulsiva (POC) é uma doença que, se não for corretamente tratada, pode causar grande sofrimento e incapacidade ao doente. Esse sofrimento leva muitas vezes a que o doente desenvolva quadros depressivos com alguma gravidade. A evidência comprova isso mesmo, os doentes com POC têm um risco bastante aumentado de desenvolver depressão.
Relativamente à esquizofrenia essa relação é menos robusta. Muitas vezes o que acontece é que fases iniciais de esquizofrenia são erradamente diagnosticados como POC. Estes casos eram antigamente apelidados de Esquizofrenias pseudoneuróticas.
As perturbações do comportamento são definidas por conjuntos de sinais e sintomas que ocorrem em diversas patologias diferentes (ás vezes até em circunstancias normais). A distinção entre ansiedade e depressão é por vezes impossível porque as escalas que são usadas para definir uma e outra, têm muitos sinais e sintomas comuns. Qualquer perturbação pode ser expressa por sintomas típicos ou atípicos do seu grupo ou de vários grupos. De facto a expressão psicopatologica não chega para fazer um diagnóstico. O diagnóstico não acenta apenas nos sinais e sintomas. Pode até existir uma depressão sem tristeza. Por outro lado há com frequência quadros mistos (como depressao na esquizofrenia) uma vez que as classificações são modos artificiais de sectorizar problemas. Pode sempre acontecer tudo e a abordagem destes problemas tem que ser feita de forma cuidada
De acordo com o DSM-V (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais 5.ª edição), mais de 50% dos indivíduos com TOC apresentam algum outro transtorno psiquiátrico, sendo os mais comuns:
- Depressão maior (60,7%)
- Transtorno de ansiedade generalizada (35,4%)
- Fobia específica (32,4%)
- Transtorno de ansiedade de separação (24,6%)
A esquizofrenia, por sua vez, não costuma acompanhar os quadros de TOC>
Os quadros de Perturbação Obsessiva-compulsiva (POC) estão frequentemente associados a sintomatologia depressiva. A esquizofrenia, não costuma estar relacionada com a POC. Contudo, nalguns casos, isso pode acontecer, e até mascarar um quadro psicótico com aparentes sintomas neuróticos.