Tenho 27 anos e cresci num ambiente

6 respostas
Tenho 27 anos e cresci num ambiente de discussões agressivas verbais dos meus pais e do meu irmão com esquizofrenia nervosa.Tive sempre tendência para estados depressivos...Sera que tenho risco de vir a ter esquizofrenia? Tive uma filha há 4 meses e tenho outra d quase 7 anos. Ando em baixo
Quando um copo está cheio basta mais uma gota de água para ele desbordar. Tal como na vida, o acumular de situações de grande stress pode provocar ansiedade, depressão, ou outro tipo de perturbação. Cada pessoa tem a sua própria resiliência. O facto de ser mãe e ter uma bebé pode estar também a contribuir para todo este quadro de dúvidas. Penso que seria important recorrer a terapia cognitiva comportamental de modo a resolver os traumas do passado e perceber realmente quem é. O facto de ter estas dúvidas já é o primeiro passo para se redescobrir e entender o quanto é forte.
O facto de ter criado uma família estável, significa que teve resiliência suficiente para ultrapassar o ambiente adverso onde viveu. Não é provável que possa vir a ter esquizofrenia, mas essa preocupação talvez indicie outra patologia (por exemplo, obsessiva) que pode passar espontaneamente ou com psicoterapia. Acho que pode procurar um psiquiatra generalista que não tenha uma crença muito forte em medicamentos.
Também existem livros interessantes sobre o assunto. Sem falar dos meus (que pode ver na Internet), existe um que saiu recentemente, de David Adam: “O homem que não conseguia parar”
A consciência de ter uma predisposição para a depressão, já desde longa data, agora agravada, certamente pelas exigências de ser mãe recentemente, parece-me indicar o apelo que faz a si mesma, para que procure ajuda para sair desse lugar difícil.
O problema do seu irmão, não tem que se repetir consigo. No entanto, as suas tristezas, essas sim, podem não facilitar o desenvolvimento harmonioso do seu bebé, nem permitir-lhe, a si, usufruir da relação agradável com os seus filhos.
As suas vivências passadas e o ter sido mãe recentemente acabam por culminar e criar as duvidas que verbaliza. Ser mãe acaba por ser bastante desgastante embora seja uma das fases mais bonitas de uma mulher. Independentemente destes fatores, não significa que tenha o mesmo problema que o seu irmão. No entanto toda a sua instabilidade acaba por influenciar o desenvolvimento harmonioso e saudável do bebe e prejudica a sua relação com ele.
O fato de ter um irmão com esquizofrenia não implica, necessariamente, no risco de vir a desenvolver esta psicopatologia em algum momento da vida. Entretanto, tens consciência da vossa tendência à depressão, e a isto deve dar atenção. A psicoterapia seria de grande valia para que pudesse elaborar as questões relativas ao vosso passado e desenvolver recursos emocionais para lidar com o presente de maneira ainda mais saudável.
Olá.
Eventualmente poderá estar emocionalmente instável devido ao facto de ter sido mãe recentemente. Aconselho a procurar ajuda psicológica, de modo a ser avaliada e seguir para uma intervenção ajustada, que lhe permita regular-se emocionalmente.
Ao dispôr