Sofrendo de TAG. Psicoterapia ajuda
7
respostas
Sofrendo de TAG. Psicoterapia ajuda a entender a origem e a viver com os sintomas. A medicação elimina os sintomas. Após 2 anos de terapias aprendi a viver com os sintomas constantes mas nunca recuperei a qualidade de vida que tinha antes acabando por ter recaídas. Talvez medicação seja melhor?
A TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) é uma doença que pode ser tratada apenas com recurso a psicoterapia, fármacos ou com ambos em simultâneo.
A psicoterapia não serve apenas para saber viver com os sintomas. Ela própria serve para eliminar os sintomas à semelhança dos fármacos.
Há contudo casos em que a psicoterapia, sozinha, não é suficiente para eliminar os sintomas e, nesses casos, o recurso à medicação é necessário para tratar a doença.
A psicoterapia não serve apenas para saber viver com os sintomas. Ela própria serve para eliminar os sintomas à semelhança dos fármacos.
Há contudo casos em que a psicoterapia, sozinha, não é suficiente para eliminar os sintomas e, nesses casos, o recurso à medicação é necessário para tratar a doença.
O Transtorno de ansiedade generalizada, é uma perturbação muito invasiva, que causa grande sofrimento, podendo limitar em muito a qualidade de vida da pessoa. Normalmente, a pessoa sente uma urgência em fazer eliminar da sua vida os sintomas e recorre apenas a psicofármacos, e por vezes pode até não obter os resultados esperados. Penso que a combinação da Psicoterapia, com alguém que lhe transmita confiança, e o uso de psicofármacos se for realmente necessário será a melhor forma de lidar com esta doença.
No tratamento do TAG, o paciente deve ser ajudado, de forma a criar um limite para as suas preocupações, no sentido de ter uma vida e um dia-a-dia normal. A terapia Cognitivo-comportamental, em simultâneo com uma adequada terapia medicamentosa (sempre que necessário), seria uma óptima técnica, ao invés de uma ou outra, de forma isolada. Para quem não tem conhecimento, a terapia cognitivo-comportamental foca-se na compreensão dos comportamentos e no seu controlo.
Melhores resultados podem ser alcançados a partir associação entre a psicoterapia e do tratamento medicamentoso (após cuidadoso diagnóstico).
A TAG pode ter implicações na vida do paciente até á sua velhice, pelo que não é incomum que se conjugue uma combinação entre psicoterapia e medicação. Aconselhe-se com o seu terapeuta,ou com o seu médico de família, ou procure um psiquiatra, pois será ele o melhor a poder medicá-lo de acordo com o seu caso.
Não pense deixar a Psicoterapia Seria a pior medida que tomava Vá conjugando medicação ( juntamente com psiquiatra , umas vezes mais outras menos ) e sempre em seguimento psicoterapeutica
A Ansiedade é facilmente resolvida através das novas psicoterapias neurobiológicas, como é o caso do EMDR. Caso pretenda esclarecer do que se trata, poderá consultar a página da associação EMDR em portugal, onde esclarece a técnica e lhe indica os terapeutas credenciados em todo o país.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O meu neto de 11 anos tem 10% DE AUTISMO, QUANDO COMEÇA OS TESTES FICA MUITO NERVOSO E RECEITARAM LHE VICTAN 2 mmg, está correta a decisão medica ? Obrigado
- Boa tarde, Há muito anos que sofro de ansiedade, umas vezes mais pontual, outras vezes mais continuada. Sempre tive ajuda terapêutica para lidar com esse assunto e outros, comecei com psicanálise e depois passei para cognitiva-comportamental (que ainda hoje faço). Às vezes, a ansiedade tem um impacto…
- Qual o efeito do Victan tomado à noite? Ou deve ser tomado pela manhã?
- É normal que exista uma sensação de formigamento na zona externa da coxa nos primeiros agachamentos que depois acabam por desaparecer?
- Tenho muito medo de andar de avião. Os meus batimentos ficam fortes o tempo todo, e fico com falta de ar. Foi me indicado Victan. Será que ele realmente irá me ajudar a controlar a ansiedade na próxima viagem?
- Sofro com ansiedade e pensamentos em loop sempre sobre o mesmo tema. Iniciei ha 1 mes e meio 1 xanax xr de manhã e 1 cipralex 10mg mas não noto melhorias na frequencia destes pensamentos. A medicação ja deveria ter feito algum efeito ou ainda é cedo? Tambem sou acompanhada por um psicólogo. Obrigada.
- Boa tarde tnha noites que nao dormia há noite ía para o meu pc depois pelas 24h apagava luzes para dormir e nao conseguia dormir pensei fazer umas caminhadas á noite depois do jantar caminhadas de uma hora quando vou para me deitar adormeci do cansaço valeu a pena tenho 72 anos
- Olá! A hipnose clínica é útil em casos de ansiedade ligeira? Existem psiquiatras a fazer hipnose clínica em Portugal, em particular na região de Lisboa?
- Minha mãe faleceu de paragem cardíaca a partir daí fiquei com ataques de pânico e ansiedade levanto - me muitas noites com a garganta e a boca seca com dificuldade em respirar não sei que fazer, tomo concord para o coração, por vezes é muito assustador pois penso que vou morrer, com a dificuldade em…
- Boa tarde, Há mais de 5 anos que tenho sofrido de ansiedade na condução, principalmente na auto-estrada. Evito ao máximo andar na mesma, mas há situações que tem mesmo de ser, e começo a sentir o coração acelerado, as vezes problemas a respirar, engolir saliva, boca seca, soar nas mãos... Será que…
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 171 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.