Regressei recentemente dum trabalho

5 respostas
Regressei recentemente dum trabalho de duração de 4 meses passados em território de guerra, médio oriente. Que sintomas me podem indiciar algum comportamento de estresse diferente de uma normal ansiedade?

O facto de a estar a preocupar com o que possa vir a acontecer deixa-o/a já em estado de alerta, o que pode ser prejudicial, pelo que na medida do possível relaxe.
Se viveu momentos que o atormentam e que revê, convém falar deles com alguém, não tente reprimir ou afastar à força.
Podem surgir insónias e/ou reacções exageradas a determinados estímulos, assim como um certo desinteresse no trabalho actual. Se estes sinais ou recordações demasiado presentes se prolongarem por mais de um mês, deverá , então, procurar ajuda psicológica,
Olá. Penso ser importante o seguinte: a sua questão parece ter implícita uma preocupação significativa quanto à evidência de sintomas que provavelmente ainda não exibe. Assim, e para o ajudar a perceber melhor a fase porque está a passar, e reportando-se aos sintomas diários, avalie o grau de intensidade dos mesmos e se, apesar da sua presença, consegue desempenhar as suas tarefas profissionais e rotinas diárias, então aquilo que relata enquanto ansiedade estará a um nível aceitável. Convém reforçar que o "normal" não é ansiedade nula, mas sim em grau suficiente que lhe permita agir e desempenhar as suas rotinas, nunca deixando de tentar encontrar estratégias para a minimizar. Se, por outro lado, a ansiedade que refere o paralisa ou causa sofrimento desmedido, conjuntamente com outros sintomas como memórias intrusivas, sonhos perturbadores ou evitamento de situações que façam recordar o trauma, aí será efectivamente mais indicado procurar ajuda de um profissional.
Respondendo à sua pergunta se tiver pesadelos e lembranças involuntárias e recorrentes da situação que viveu e que sente como mal-estar; aperceber-se que evita ou afasta-se de estímulos que lhe possam lembrar situações traumáticas; hiperexcitabilidade psíquica, é quando apresenta uma reação de fuga exagerada de locais, episódios de pânico coração acelerado, medo de morrer, calor, transpirar....) distúrbios do sono, dificuldade em se concentrar, irritabilidade, hipervigilância, diminuição no interesse em realizar atividades comuns e significativas; diminuição da afetividade e pessimismo quanto ao futuro. Se sentir que a sua qualidade de vida não é a mesma procure fazer Psicoterapia o mais cedo possível.
Tendo em linha de conta esta sua preocupação , com o que possa vir acontecer, aconselho a ficar mais relaxado de forma a nao viver momentos de intensa ansiedade.
Se viveu momentos que de certa forma o atormentam convém falar com alguém, não tente reprimir ou afastar à força tudo aquilo que sente e pensa poderá surgir insonias, ansiedade, irritabilidade, dificuldades em se concentrar, ataques de panico etc, nada como procurar ajuda de um psicólogo para ajudar a ultrapassar esses sintomas.
Quando refere "Que sintomas me podem indiciar algum comportamento de estresse diferente de uma normal ansiedade?" indica por um lado que está preocupado/a e por outro lado deixa supor que poderá estar a vivenciar momentos de ansiedade para além da "normal ansiedade". Passo a clarificar : se fosse "normal ansiedade" muito provavelmente não o/a levariam a colocar a pergunta pois "normal ansiedade" é algo que vamos experienciando frequentemente ao longo da vida e que saberia identificar. Não é preciso estar a passar por um quadro de "stress pós traumático" para necessitar de ajuda. Quadros de ansiedade também beneficiam de acompanhamento psicológico. Muitas vezes são intervenções de curta duração preventivas de que algo mais profundo se instale. Um quadro de guerra não é uma situação leve. A minha sugestão é que procure um Psicoterapêuta e despiste a situação. Quanto mais não seja como "profilaxia"/ medida preventiva.