Quando se poderá dizer que um

5 respostas
Quando se poderá dizer que um indivíduo, sofre de Transtorno da Personalidade Esquizóide?
Existem uma série de critérios de diagnóstico que devem estar presentes para que se possa identificar um caso de Transtorno da Personalidade Esquizóide. Uma vez que estes critérios são clínicos, apenas um profissional com formação na área poderá concluir se o quadro de sintomas apresentado encaixa nesses critérios. Para tal, é necessária uma avaliação psicológica/psiquiátrica formal, feita por um profissional.
Como tal, o meu conselho é que consulte um psicólogo clínico e/ou um psiquiatra para que seja realizado um diagnóstico diferencial competente que identifique as patologias presentes.
Falar de um individuo com uma doença implica um conhecimento muito mais profundo do que abordar uma simples referencia de classificação. A designação das diferentes perturbações psiquiátricas têm mudado muito ao longo dos tempos e as mesmas palavras são por vezes entendidas com sentidos diferentes em função das escolas que as evocam. De forma muito geral, existe um continuo entre a hipotética normalidade e a perturbação esquizofrénica. Esta designação sugere um comportamento intermédio entre estes dois extremos, num grau que embora apresente alguns sinais e sintomas, não compromete integralmente o comportamento psico-social necessário para a sustentação da vida de forma adequada.
Uma Perturbação de Personalidade se refere a um padrão estável, inflexível e duradouro de comportamentos, atitudes e experiências interna da pessoa que traz sofrimento e prejuízo ao seu funcionamento em diversas áreas: familiar, social, laboral, académica, etc. Quase sempre tem início no fim da adolescência ou início da idade adulta. Especificamente a Perturbação de Personalidade Esquizóide apresenta 3 características marcantes, que são: uma padrão comportamental de isolamento social, certa frieza emocional e falha de interesse nas relações sociais. Mas, apenas estas características não são suficientes para definir esta Perturbação Personalidade Esquizóide. Portanto, devido a complexidade deste diagnóstico somente profissionais da saúde mental (psiquiatras, psicólogos) qualificados e habilitados poderão realizar um diagnóstico com segurança.
Em termos muito gerais, o Transtorno da Personalidade Esquizóide caracteriza-se por um persistente afastamento social e por um marcado isolamento da afetividade nas relações interpessoais. Contudo, este quadro clínico pode confundir-se com outras perturbações, carecendo de um correto diagnóstico diferencial, feito por um psicólogo clínico ou por um psiquiatra. No entanto, mais importante do que diagnosticar, importa compreender a dinâmica afetiva do cliente e levá-lo, através de um processo psicoterapêutico, a compreender-se a si próprio. Só assim, ele poderá vir a aceitar as suas características de personalidade, que é condição prévia para qualquer mudança num sentido mais adaptativo.
Olá.
Um rótulo não resume complexidade de um ser humano. Essa complexidade tem que ser entendida no seu contexto, na sua história, nas suas particularidades.
Apenas através de uma avaliação cuidada da pessoa se poderá fazer um diagnóstico correcto e providenciar o apoio mais adequado, que passará pela Psicoterapia e eventualmente, se necessário, pela Psiquiatria.
Encontro-me ao seu dispor para qualquer outra questão.
Cumprimentos
Paula Águas
Convidamo-lo para uma consulta: Primeira consulta psicologia - 35 €
Pode agendar uma visita através do site Doctoralia, clicando no botão "Marcar uma visita".

Especialistas

Ingride Alvaredo

Ingride Alvaredo

Psicólogo

Lisboa

Alice Duarte

Alice Duarte

Psicólogo

Braga

Marli Ferreira

Marli Ferreira

Psicólogo

Albergaria-A-Velha

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Adriana M Horta

Adriana M Horta

Psiquiatra

Vila Nova de Gaia

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 1 perguntas sobre Transtorno da Personalidade Esquizóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.