qual é a classificação do transtorno

3 respostas
qual é a classificação do transtorno somatoforme?
As perturbações somatoformes são marcadas pela presença repetitiva de sintomas físicos de doença e pela necessidade de exigir mais e mais investigações médicas. Isto apesar do paciente já ter feito múltiplos testes, exames, consultas de especialidade e de os clínicos lhe assegurarem que não existe nada fisiológico que possa explicar os sintomas que tem.

No exemplo da perturbação de somatização, há a presença de múltiplos sintomas físicos, recorrentes e variáveis ao longo do tempo; que persistem pelo menos durante 2 anos. Todas as investigações médicas mostram resultados negativos. Apesar de frequente, a sua causa é desconhecida, pondo-se a hipótese de que os casos começam de uma interpretação exagerada de uma sensação corporal normal, que é vista pela pessoa como sinal de doença. Esta preocupação excessiva leva a uma ainda maior monitorização da sensações corporais, levando a uma espiral de preocupação, ansiedade e exacerbação dos sintomas.
Os chamados transtornos de somatização representam um grande saco onde se podem incluir patologias diferentes. Nos casos mais leves, atenção ao sono e à respiração (apesar da "sensação de falta de ar", existe, em geral, hiperventilação
Existem diversos sistemas de classificação de perturbações do comportamento, usados em função dos objectivos pretendidos. Uma boa classificação clínica pode não ter qualquer interesse numa perspectiva bioquímica. Para compreender a existência de um sintoma, existem nomenclaturas diferentes, que evocam alterações em paradigmas diferentes (quimico, biologico, psicologico, social, transcendental...). Um sistema geral de classificação tem sido proposto pela OMS e pela APA, sugerindo que as perturbações somatoformes constituem uma categoria propria. Não é essa a minha opinião. Classicamente este genero de alterações enquadravam-se no grande grupo da ansiedade com expressão fisica. Noutra epoca foram designados por psicossomaticas..etc etc etc...