Psiquiatra receitou Amilsuprida 50mg para ansiedade junto com meio Xanax de 0,25mg duas vezes ao dia.Tenho medo dos efeitos colaterais (engordar e doencas do sistema nervoso, sobretudo a discenia tardia) acompanhado por psicologos a um ano e meio. Não tenho ataques mas sintomas constantes, devo tomar?
Dra. Joana Cordeiro Dias
Dra. Joana Cordeiro Dias
Psicólogo
Leça Do Balio

As dúvidas que apresenta relativamente à medicação prescrita será sempre conveniente expo-las a quem a prescreveu, pois existe uma panóplia de fármacos alternativos que possam ir de encontro ao diagnóstico apresentado.
Relativamente ao tipo de psicoterapia, da minha experiência com os quadros de ansiedade, a Cognitivo-comportamental revela bons resultados!
As rápidas melhoras.

Prof. Doutor Jorge Mota Pereira
Prof. Doutor Jorge Mota Pereira
Psicólogo, Psiquiatra
Porto
Olá! Assim sem mais informações e partindo do princípio que sofre de ansiedade generalizada pode tomar fármacos diferentes sem correr esses riscos da amissulprida. De qualquer forma, deve saber qual o diagnóstico que realmente tem e informar a sua médica desses receios para tentarem arranjar uma alternativa. Há imensos fármacos (e psicoterapias) possíveis sem ter que passar por esses receios. Na ansiedade, por norma, conseguem-se bons resultados em termos de tratamento. As suas melhoras rápidas!

Prof. Domingos Neto
Prof. Domingos Neto
Psiquiatra
Lisboa
Eu não concordo com o Xanax como ansiolítico, a não ser em doses muito reduzidas e de tipo SOS, porque tem riscos muito grandes de habituação e carência. Pode ter muita dificuldade em parar este medicamento. Existem alternativas mais seguras para o tratamento de ansiedade

esses problemas devem ser discutidos com quem prescreveu as substâncias. Mas, nas doses indicadas, e se não forem tomados como medicação crónica, não leva a efeitos secundários importantes, muito menos a discinésia tardia.

O primeiro passo numa relação terapêutica é a confiança Se não tem confiança na medicação que o seu médico lhe receita .... terá de o questionar e levantar essas dúvidas e a partir daí tomar uma decisão consciente do que está a fazer .

Boa tarde,
O melhor será analisar a medicação com o seu psiquiatra. Se não se sente à vontade ou com confiança, sugiro procurar outro profissional.

Ao dispor,
Jorge Fonte

Especialistas em Transtornos Da Ansiedade

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Adriana M Horta

Adriana M Horta

Psiquiatra

Vila Nova de Gaia

Adriano S Vaz Serra

Adriano S Vaz Serra

Psiquiatra

Coimbra

Agnelo Marques Silva

Agnelo Marques Silva

Psiquiatra

Águeda

Alberto C F Gomes Santos

Alberto C F Gomes Santos

Psiquiatra

Porto

content.questions.show.related_questions

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 80 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.