Psiquiatra receitou Amilsuprida 50mg para ansiedade junto com meio Xanax de 0,25mg duas vezes ao dia.Tenho medo dos efeitos colaterais (engordar e doencas do sistema nervoso, sobretudo a discenia tardia) acompanhado por psicologos a um ano e meio. Não tenho ataques mas sintomas constantes, devo tomar?
Prof. Doutor Jorge Mota Pereira
Prof. Doutor Jorge Mota Pereira
Psicólogo, Psiquiatra
Porto
Olá! Assim sem mais informações e partindo do princípio que sofre de ansiedade generalizada pode tomar fármacos diferentes sem correr esses riscos da amissulprida. De qualquer forma, deve saber qual o diagnóstico que realmente tem e informar a sua médica desses receios para tentarem arranjar uma alternativa. Há imensos fármacos (e psicoterapias) possíveis sem ter que passar por esses receios. Na ansiedade, por norma, conseguem-se bons resultados em termos de tratamento. As suas melhoras rápidas!

Dra. Mª Joana Cordeiro Dias
Dra. Mª Joana Cordeiro Dias
Psicólogo
Leça Do Balio

As dúvidas que apresenta relativamente à medicação prescrita será sempre conveniente expo-las a quem a prescreveu, pois existe uma panóplia de fármacos alternativos que possam ir de encontro ao diagnóstico apresentado.
Relativamente ao tipo de psicoterapia, da minha experiência com os quadros de ansiedade, a Cognitivo-comportamental revela bons resultados!
As rápidas melhoras.

Prof. Domingos Neto
Prof. Domingos Neto
Psiquiatra
Lisboa
Eu não concordo com o Xanax como ansiolítico, a não ser em doses muito reduzidas e de tipo SOS, porque tem riscos muito grandes de habituação e carência. Pode ter muita dificuldade em parar este medicamento. Existem alternativas mais seguras para o tratamento de ansiedade

esses problemas devem ser discutidos com quem prescreveu as substâncias. Mas, nas doses indicadas, e se não forem tomados como medicação crónica, não leva a efeitos secundários importantes, muito menos a discinésia tardia.

O primeiro passo numa relação terapêutica é a confiança Se não tem confiança na medicação que o seu médico lhe receita .... terá de o questionar e levantar essas dúvidas e a partir daí tomar uma decisão consciente do que está a fazer .

Especialistas em Transtornos Da Ansiedade

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Adriana M Horta

Adriana M Horta

Psiquiatra

Vila Nova de Gaia

Adriano S Vaz Serra

Adriano S Vaz Serra

Psiquiatra

Coimbra

Agnelo Marques Silva

Agnelo Marques Silva

Psiquiatra

Águeda

Alberto C F Gomes Santos

Alberto C F Gomes Santos

Psiquiatra

Porto

Related questions

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 50 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.