Olá Gostava de saber como funciona a psicoanalise ? Desde meus 17 anos sempre achei que tinha algum

5 respostas
Olá
Gostava de saber como funciona a psicoanalise ? Desde meus 17 anos sempre achei que tinha algum problema de errado comigo (comunicação) sempre acho que não consigo falar bem ou explicar o meu ponto de vista e isso até hoje cheguei a tomar antidepressivos e percebi que minha cabeça mudou depois disso mas percebo que essa maneira pensar em relação a mim mesmo não mudou o q eu faço? A psicoterapia era bom não ?
Bom dia. Seria importante falar com um psicólogo acerca das suas dificuldades, para que as possa compreender e ultrapassar. A psicoterapia iria ajudá-lo.
Boa tarde. Penso que deve procurar um psicólogo, ele vai ajuda-lo nas suas questões e sofrimento emocional. A psicanalise é um processo mais demorado (que pode levar anos) do que uma psicoterapia breve, o objetivo principal da psicanálise é a interpretação de suas representações mentais, como sonhos, desejos, pensamentos e lembranças ou seja aceder ao inconsciente. Contudo o psicólogo numa psicoterapia breve muitas vezes também usa como ferramenta esse tipo de exercícios de representações mentais.
Espero ter ajudado. Alguma duvida disponha.
Que tudo corra bem.
Felicidades.
Cumprimentos Diana Silva
Olá!
A comunicação é uma competência, que pode não estar bem desenvolvida ou até estar e questões emocionais (ex. ansiedade) estarem a fazer interferência. É importante, mais do que fazer medicação que só atua no sintoma, realizar uma avaliação psicológica e acompanhamento psicológico.
A psicoterapia pode ajudar no seu caso. Pode também optar em psicoterapia de inspiração psicanalítica, que é uma psicoterapia com a base teórica da psicanálise, sem recorrer ao divã, e menos centrada na regressão, mais focada no presente. Cumprimentos.

Olá!
Espero que esteja bem.
De forma bem sintética, no processo de acompanhamento em psicanálise o profissional tem um papel mais passivo e observador, enquanto o cliente expõe livremente os seus pensamentos e as suas preocupações.
É um processo que utiliza a associação das ideias, interpretação dos sonhos, processos mentais inconscientes… Com foco, também, no passado e na sexualidade.
Qualquer psicólogo que escolher, independentemente da linha teórica que utiliza, poderá ajudá-la com as dificuldades que descreveu.
Julgo que seria interessante para si, investir um pouco do seu tempo em tentar perceber qual será a abordagem psicológica que faz mais sentido para si antes de escolher um profissional.
Existem muitas abordagens, como a psicanalítica (que refere), a humanista, a cognitiva, a comportamental, a psicodinâmica, a analítica, a cognitivo-comportamental, a gestalt terapia, entre muitas outras, que os psicólogos utilizam como guias nos seus atendimentos.
Em geral, os profissionais da psicologia têm uma formação bastante diversificada, onde estudam, conhecem, reconhecem, e utilizam, várias abordagens terapêuticas nos seus atendimentos, quando julgam necessário para melhor adaptar às necessidades do cliente.
Basta utilizar os seus critérios de escolha e selecionar aqui na plataforma o profissional do seu agrado.
Espero ter ajudado.
Um abraço!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!