o que é bruxismo?

6 respostas
o que é bruxismo?
Bruxismo é o hábito de ranger ou apertar muito os dentes. Se acorda com os músculos da sua mandíbula doloridos ou com dor de cabeça pode estar a sofrer desta patologia. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e às vezes, parte dos dentes são literalmente desgastados. Outros potenciais sinais de bruxismo incluem dor na face, cabeça e no pescoço. Como é um hábito inconsciente as pessoas podem nem se aperceber desta patologia até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger os dentes enquanto estão a dormir ou quando fazem uma consulta de rotina e descobrem que os seus dentes estão desgastados.
Bruxismo é ~um habito nocivo de apertar e ranger os dentes. Esta patologia pode estar relacionada com o stress e contactos anormais entre os dentes do maxilar superior e inferior. Como consequência desse ranger dos dentes, ocorrem desgastes dentários e podem ocorrer dores dentárias, dores de cabeça, dores musculares, fraturas verticais dos dentes e disfunções das articulações temporo-mandibulares.
A utilização de goteiras de relaxamento muscular para uso noturno podem prevenir as patologias associadas ao bruxismo.
O bruxismo é uma doença que afecta cerca de 60% da população portuguesa .. O bruxismo é involuntário, e é caracterizado por ranger e apertar os dentes .. Este hábito é essencialmente nocturno mas existem pacientes que também rangem e apertam os dentes durante o dia.
O bruxismo pode levar a desgastes e fracturas dentárias, onde os dentes podem inclusivamente ficar com mobilidade dentária. Em alguns pacientes o bruxismo causa dores musculares faciais, dor na articulação temporo/ mandibular ou dores de cabeça.
O bruxismo acontece essencialmente em adultos mas também em crianças.

As causas do bruxismos são múltiplas, mas sabe-se que o Stress é uma das causas principais.
Muitas pessoas não sabem que têm bruxismo, onde muitas vezes este diagnóstico é feito pelo Médico Dentista, ou pelo seu companheiro (a) que ouvem barulhos dos dentes enquanto dormem.

Existe tratamento para o bruxismo , desde as goteiras de relaxamento nocturno , até terapias de relaxamento.
Resumidamente e usando um vocabulário mais simples, é o hábito de ranger/esfregar os dentes (bruxismo excêntrico) ou de apertar os dentes (bruxismo cêntrico). Pode causar problemas nos dentes e nas articulações temporo-mandibulares e musculos associados.
Faço minha a resposta do colega Gustavo Gonçalves Pacheco
Ranger os dentes ou apartar -los com muita força provocando desgastes nos dentes tornando os mais curtos do que são habitualmente e provocando dores da articulação tempero mandíbular. Caso esse hábito inconsciente, que pode acontecer de dia mas é mais frequente durante a noite, não seja travado a tempo pode haver um desgaste tal que chegue ao nervo do dente e provoque dores....
Existem uns dispositivos médicos chamados GOTEIRA DE RELAXAMENTO. Para isso deve consultar um médico Dentista.
É um hábito parafuncional que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono (nocturno) ou, menos prejudicialmente, durante o dia (diurno).

Pode causar desgastes nos dentes e agir como um dos factores causais das dores de cabeça e distúrbios da articulação temporomandibular.