No caso de mastocitose que especialista

1 respostas
No caso de mastocitose que especialista deve acompanhar o doente? Há tratamento eficaz?
A resposta não é simples.A mastocitose é uma situação rara que apresenta vários subtipos com manifestações diferentes,sendo que no adulto as formas puramente cutâneas são apenas 5%,e pode existir mastocitose sistémica sem envolvimento cutâneo.Portanto diria que ,em geral ,a Dermatologia será chamada a participar, mas a Imuno alergologia e nas formas sistémicas, a Hematologia ,preferencialmente,ou a Oncologia ou a Medicina Interna, devem seguir o doente.Seria desejável verificar se existe algum grupo de referência no nosso país para avaliar e . estadiar a situação em termos de risco clinico , O médico de família tem de conhecer o caso e o doente deve ser educado no sentido de evitar factores desencadeantes das crises. São fundamentais os tratamentos do foro da imunoalergologia e nas formas mais agressivas há novos fármacos com resultado positivo,daí ser desejável que a situação esteja referenciada.