Não consigo perceber se gosto das pessoas pelo que elas são ou pelo que elas fazem por mim... E te

3 respostas
Não consigo perceber se gosto das pessoas pelo que elas são ou pelo que elas fazem por mim...
E tenho a sensação que, a nível psicológico, algo de grave se passa comigo..
Dra. Maria João Silva
Psicólogo
Mafra
Boa tarde . Muitas das vezes, essa sensação pode ser resultado de alguma insegurança ou baixa autoestima, em que questiona o seu devido valor . Aconselho a que procure ajuda profissional, no sentido de explorar essas questões , de forma a promover autoconhecimento e potenciar o desenvolvimento pessoal ..
É natural que seja confuso estar nessa posição. No entanto, o questionamento é sempre um primeiro passo importante para encontrar uma resposta!
Muitas vezes, a confusão que descreve acontece em momentos de maior indefinição sobre o que gostamos, precisamos ou desejamos. Ou seja, sobre aquilo que realmente é importante, nos outros, para nós. Talvez seja uma altura de desenvolvimento e amadurecimento para si, e essa indefinição é natural.

Acrescento que é natural gostar das pessoas por características que elas têm (a sua forma de ser, o que gostam de fazer, de ler, de ouvir, o que valorizam, etc.), mas também é natural gostar das pessoas pelo que elas fazem por nós (nas suas formas de ser, cuidam de nós? Dão-nos apoio? Estão disponíveis para nós quando precisamos de alguma coisa? Isso é natural, porque nos faz sentir bem, aceites, acolhidos, seguros...). Neste sentido, uma razão não é melhor nem pior do que a outra para se gostar de alguém. São ambas razões válidas.

Espero que ajude a amenizar alguma da confusão. No entanto, se sente que algo de grave se passa, considere ter uma consulta com um profissional de Psicologia para expor essa situação e ter uma avaliação mais precisa sobre a sua situação. Parece-me que poderá beneficiar desse apoio.

Obrigada pela partilha! Ana Rodrigues
Bom dia! Compreendo a sua questão. A dúvida entre “gosto das pessoas pelo que elas são ou pelo que elas fazem por mim” pode ser um sinal de que está atento/a à forma como se relaciona e ao valor que recebe das relações, e isso por si só é um bom ponto de partida, não uma prova de que há “algo de grave”.
Em terapia, podemos perceber o que procura nos seus relacionamentos, como avalia o seu próprio valor e que necessidades tem tentado satisfazer nas suas relações (de proteção, reconhecimento, pertença...).
Se fizer sentido para si, podemos marcar uma primeira consulta (sem compromisso) para compreendermos melhor o que está a sentir e o que precisa. Alguma dúvida que tenha, estou ao dispor! Obrigada.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.