Há um ano que não estou bem e

6 respostas
Há um ano que não estou bem e cada vez esta va indo para pior. Agora estou a tomar sertralina (100mgx1) há 2 meses, além disso já estive 3 vezes com um psicologo do meu centro de saúde. Com que frequência deveria-se ir as consultas do psicologo ao ter uma depressão mediana/grave para ficar bem?
Sabe-se actualmente que no seu caso o melhor é psicoterapia e medicação, na fase inicial. Se já está a fazer a medicação deveria ter consultas de psicoterapia 1 vez por semana, pelo menos até se sentir melhor e depois, no caso de, por motivos económicos ser difícil manter 1 vez por semana, passar a quinzenal. Este acompanhamento psicoterapêutico deve manter-se até sentir melhoras efectivas e até depois de fazer o desmame da medicação e se sentir tranquilo sem ela.Por essa altura poderá espaçar-se a psicoterapia para 3 em 3 semanas e finalmente sentir-se confiante em terminar o processo.

Nas perturbações do humor moderadas/graves da minha experiência a combinação da farmacoterapia e psicoterapia do tipo cognitivo-comportamental são efetivamente reveladoras de bom prognóstico! O acompanhamento é crucial e a frequência das mesmas vai variando. No entanto estou de acordo com a sugestão da colega! Numa fase inicial, nestas situações costumo sugerir pelo menos durante os três a quatro meses fazer psicoterapia 1x/semana!
Antes de mais, seria importante saber com que frequência é que visitou o psicólogo. Se foi mensalmente na sua situação infelizmente acaba por não ter o efeito desejado uma vez que necessita de um acompanhamento mais próximo e frequente (uma vez por semana). A toma da medicação pode estar a acentuar os sintomas indesejados, é normal que aconteça inicialmente, o corpo está a adaptar-se aos fármacos. Mais um motivo para necessitar de acompanhamento psicológico semanal. Desejo as suas melhoras.
Ao dizer que esteve com o psicólogo três vezes fico sem perceber em que espaço de tempo o fez, se foram 3x por mês ou 3x em três meses, ou mais. Além disso não consegui perceber há quanto tempo está a tomar a medicação que em casos de depressão é uma questão fundamental. Contudo, para que possa ajudar o mais importante é que consiga sentir-se plenamente confiante no trabalho que está a ser desenvolvido consigo e com o seu terapeuta, se assim não for aconselho a expor as suas dúvidas ao terapeuta que a acompanha e caso não se sinta completamente esclarecida procurar outras respostas. A depressão é uma doença como qualquer outra quando bem acompanhada trata-se assim como as outras doenças
É importante que nos casos de maior severidade sintomatológica, o acompanhamento seja feito semanalmente numa fase inicial. Este poderá ser espaçado à medida que se vá sentindo melhor e que os objetivos se vão alcançando. Infelizmente, nos centros de saúde, o acompanhamento nem sempre tem a periodicidade desejada por falta de recursos humanos e de capacidade de resposta às solicitações.
Acima de tudo, procure assumir um compromisso regular com o seu psicólogo. Semanalmente ou quinzenalmente. Numa fase inicial o espaçamento entre consultas deve ser curto, mas a grande preocupação deve estar centrada nos efeitos da terapia. Se sente estar no "sítio certo" e com a "pessoa certa", mantenha o acompanhamento com o seu psicólogo. Quer em termos do trabalho desenvolvido, quer relativamente ao espaçamento, discuta esses tópicos com o psicólogo que está a acompanhá-lo(a) e tentem chegar a um consenso. Pode perguntar a si próprio(a):

- Aqueles momentos, com o meu psicólogo, estão a fazer-me bem?

- O espaçamento entre consultas está a ser confortável para mim ou sinto que devo encurtá-lo?