Gostaria de saber se é necessária

1 respostas
Gostaria de saber se é necessária a correção da drenagem anômala de 1 veia pulmonar caso não tenha sintomas. Caso sim qual a idade ideal para fazer, se a cirurgia é complexa e quais as complicações caso não faça a cirurgia. Obrigada
Não há uma resposta universal, pois há casos ligeiros de retorno venoso pulmonar anómalo que não necessitam nunca de intervenção e casos extremos (associados a retorno anómalo de mais que uma veia e muitas vezes em associação a outros efeitos) que têm importante repercussão clínica. No caso de um defeito único de uma única veia num adulto assintomático, a quantificação do fluxo de sangue que passa do lado esquerdo para o lado direito do coração - "shunt" - é possível e ajuda a ponderar uma eventual indicação cirúrgica. Os casos mais graves irá progredir, sem cirurgia, para sintomas - cansaço, falta de ar e probabilidade de certo tipo de arritmias - fibrilhação ou flutter auricular (outras podem ocorrer mas não associadas à situação de base). O aparecimento de sintomas ou a constatação de dilatação progressiva da aurícula pode também ser critério para propor cirurgia. Estas situações devem ser seguidas regularmente por cardiologista que saberá indicar quando (se) o momento adequado.