Eu e o meu marido fazemos terapia de casal, sendo que o terapeuta assinalou comportamentos no meu ma

3 respostas
Eu e o meu marido fazemos terapia de casal, sendo que o terapeuta assinalou comportamentos no meu marido relacionados com egocentrismo e falta de sensibilidade. Na verdade, ele tem um ego elevado, mas de uma forma muito subtil, que só é perceptível para quem lida com ele durante muito tempo.
Percebo que o psicólogo dele não se apercebeu ainda desse comportamento e parece-me que a terapia e as consultas individuais não estão a seguir o mesmo rumo. O que fazer nestes casos, uma vez que o meu marido não falará com o médico sobre esses comportamentos que foram assinalados na terapia?
Boa tarde,
Em Terapia de Casal é fundamental que ambos os elementos reconheçam a necessidade de efetuar mudanças e que estejam disponíveis para o fazer e para investir na relação. Por vezes, torna-se necessário que um ou ambos os elementos do casal resolvam problemas individuais, tais como os que assinala (o egocentrismo e a falta de sensibilidade) que podem interferir com a relação. Nesta situação, poderá conversar com o seu marido sobre a importância de o mesmo falar com o Psicólogo sobre os seus traços de personalidade e nomeadamente sobre os seus comportamentos que, na sua perspetiva, poderão comprometer a relação. Caso veja necessidade, pode também colocar essa dúvida na consulta de Terapia de Casal.
Esperamos tê-la ajudado!
Cumprimentos.
Olá!
Espero que esteja bem.
Concordo com o que a colega Vera Faria sugere.
Acrescento que se o seu marido foi assinalado com comportamentos egocêntricos e insensíveis, seria benéfico para si ter um acompanhamento psicológico individual para desenvolver estratégias de como lidar com estas características de personalidade do seu marido.
Um abraço!
Tendo em conta aquilo que disse, tenho duas sugestões:
Falar sobre essa preocupação com o seu marido, nas sessões de casal, se for mais confortável e eventualmente procurar terapia individual para si de forma a aprender a lidar com esses comportamentos/características.
Apesar de difícil, a terapia individual do seu marido é o espaço dele, e aí ele terá de levar os temas e dificuldades que ele achar que lhe fazem sentido, algo que pode não ser congruente com as dificuldades que identifica como importantes.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!