Estou tomando Cloxazolam 1 mg todas as noites para ansiedade e também uso Escitalopram regularmente.

2 respostas
Estou tomando Cloxazolam 1 mg todas as noites para ansiedade e também uso Escitalopram regularmente. Recentemente, me foi prescrito Fluconazol para tratar uma infecção fúngica. Gostaria de saber se há alguma interação entre esses medicamentos, especialmente entre o Cloxazolam, o Escitalopram e o Fluconazol. Tenho histórico de problemas na vesícula, mas fora isso, não tenho outras condições relevantes. Posso tomar todos esses medicamentos juntos com segurança? É necessário algum ajuste de dose ou acompanhamento específico
Olá!
A sua pergunta é muito pertinente — e mostra responsabilidade em verificar possíveis interações antes de iniciar novos medicamentos.

O fluconazol é um antifúngico que pode interagir com diversos fármacos ao nível hepático, pois inibe enzimas envolvidas no metabolismo de muitos medicamentos, incluindo alguns psicofármacos.

Tanto o cloxazolam como o escitalopram têm metabolismo hepático, e em teoria, o fluconazol pode aumentar ligeiramente os seus níveis no organismo, o que poderá intensificar efeitos sedativos ou, mais raramente, aumentar o risco de efeitos adversos (como sonolência, confusão ou alterações do ritmo cardíaco, sobretudo se houver outros fatores de risco).

No entanto, em muitos casos, a associação pode ser feita com segurança, sobretudo se:

o uso do fluconazol for pontual ou de curta duração,

não houver outras medicações envolvidas,

e o paciente estiver clinicamente estável.

Não é habitual haver necessidade de ajuste de dose, mas recomenda-se acompanhamento médico durante esse período, especialmente se notar algo diferente como sonolência excessiva, tonturas ou alterações no humor.

Se tem historial de problemas na vesícula, isso não interfere diretamente com esta interação, mas é sempre bom manter o médico informado de tudo o que estiver a tomar.

Desejo-lhe rápidas melhoras!
Prof. Domingos Neto
Psiquiatra
Lisboa
Acho que não há problema mas deve continuar a consultar-se com os seus médicos e pedir-lhes a opinão

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.