Em que situação é o mais correcto

5 respostas
Em que situação é o mais correcto internar um borderline quando anda com comportamentos suicidas evidentes e o mesmo se encontra em tratamento de MBT?
As pessoas que são consideradas borderline não são apenas por esse motivo internadas. As pessoas com ideação e comportamento suicida podem sê-lo se estiverem em perigo efectivo e não houver outra forma de as ter sob vigilância. O próprio psicoterapeuta ou psiquiatra deve ter a noção do estado do paciente e recomendar o internamento, se considerar o mais adequado no momento.
Tenho sempre algumas reservas sobre quem intitula uma intervenção psicológica ou psicoterapêutica de "Tratamento Mental", se é que é a isso que se refere quando fala de mbt.
A toma de medicação deve ser feita sob vigilância, pois pode, nalguns casos, facilitar a passagem ao acto.
A combinação entre psicoterapia orientada para a perturbação borderline (com abordagens psicoterapêuticas como a comportamental dialética e a baseada em mentalização) e medicação contribuem para a estabilização da sintomatologia Borderline. Quando a pessoa faz mal a si mesma e/ou a outros, será de considerar o internamento com medicação específica para esta problemática. Se a pessoa não apresenta melhorias durante um tempo considerável, será de considerar uma revisão do apoio psicoterapêutico e da medicação prescrita.
Os termos borderline, estado limite ou estado fronteiriço, são sinónimos.. Os quadros clínicos que não se encaixam nem na linha estrutural neurótica clássica, nem na linha estrutural psicótica clássica, são designados de borderline.
Os estados fronteiriços estão entre a estrutura neurótica e a estrutura psicótica.
Apesar das estruturas borderline serem algo instáveis, depressivos e dependentes não tem obrigatoriamente de descompensar.
Nas situações de descompensação que inexplicavelmente em que surge ideação suicida tem de levar a sério e agir.
O paciente borderline dificilmente aceita internamente. Normalmente pede Alta após horas de ter sido internado. Na fase aguda a abordagem mais eficaz passa muitas vezes por uma consulta de psiquiatria que vê se é necessário medicação e que orienta para psicoterapia para se estabelecer óptima relação terapêutica e a partir daí trabalhar todos os processos que possam levar rapidamente à estabilização do paciente. Cerca de 10% pode realmente vir a suicidar-se e as ameaças de suicídio devem ser levadas a sério. De uma forma geral, todos os verdadeiros pacientes borderline, mais tarde ou mais cedo, acabam por melhorar e terem uma vida perfeitamente normal.
Se há risco evidente de suicídio deve leva lo á urgência de psiquiatria e daí será internado para prevenção... A dificuldade de ele não querer ir é um problema comum, pode tentar dizer lhe que vai apenas a uma consulta, nunca falar de antemão na possibilidade do internamento, e no hospital falar com o médico que o vai observar...