Ola boa noite a minha medica de familia diz que tenho uma depressão mas isto ja nao é a primeira vez mas tomo a medicação e tenho sempre recaidas agora ela mandou me para o psiquiatra. Gostava de uma opiniao, está correcta essa indicação?obrigado
à primeira análise parece que sim pois o facto de ter recaídas é indiciador de que necessita de um diagn´stico mais preciso de uma terapeutica mais incisiva e estabilizadora pois é possível encontrar-se um melhor evolução clínica. Actualmente podemos conceber os estados depressivos como manifestação (não única) de situação de neuro-inflamação possível de recuperar e eventualmente tratar.

Dr. Jorge Salvado Ramos
Dr. Jorge Salvado Ramos
Psiquiatra
Lisboa
Se tem uma depressão recorrente, ou seja, se já sofreu no passado de outros episódios depressivos, é possível que embora a sua médica de família consiga fazer o diagnóstico, sinta que neste momento necessita de ser seguida na especialidade de psiquiatria. O mais importante é cumprir correctamente a terapêutica proposta, se surgem sintomas ou reações adversas, informar a médica ou dirigir-se a um Serviço de Urgência, e se não melhora ao fim de 2 a 3 semanas, procurar ajuda especializada, junto de um psiquiatra, que poderá ajustar a medicação, e indicar-lhe algum tratamento psicoterapêutico se tal for pertinente.

Especialistas em Transtorno Depressivo

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Adriana M Horta

Adriana M Horta

Psiquiatra

Vila Nova de Gaia

Adriano S Vaz Serra

Adriano S Vaz Serra

Psiquiatra

Coimbra

Agnelo Marques Silva

Agnelo Marques Silva

Psiquiatra

Águeda

Alberto C F Gomes Santos

Alberto C F Gomes Santos

Psiquiatra

Porto

content.questions.show.related_questions

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 44 perguntas sobre Transtorno Depressivo

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.