Como uma mãe pode ajudar um filho com depressão, além de procurar ajuda médica? O que fazer ,como ag

4 respostas
Como uma mãe pode ajudar um filho com depressão, além de procurar ajuda médica? O que fazer ,como agir?
Perante um diagnóstico de depressão de um filho, muitos pais não sabem o que fazer, o que se transmite num sentimento de impotência e angústia. Nestes casos é fundamental receber conhecimentos fidedignos sobre a depressão, nomeadamente: fatores de risco e fatores protetores, compreender os sintomas, saber o que fazer em casos de emergência, conseguir distinguir as diferenças entre as características pessoais do filho e as características da depressão, aprender a detetar episódios de crise, adquirir estratégias que ajudem na implementação de rotinas saudáveis e manutenção das mesmas. Através de um modelo psicoeducativo a consulta de psicologia assume um espaço privilegiado onde é possível adquirir estas estratégias e conhecimentos, bem como ter um espaço individual para si!
Perante esta dúvida é natural sentir-se angustiada e até um pouco perdida. No entanto, há algumas coisas que pode fazer: Se suspeita que seu filho tem depressão, é importante procurar ajuda profissional. Marque uma consulta com um psicólogo para avaliação do quadro clínico e mostre-se disponível para ajudar o seu filho naquilo que ele precisar.
Mas lembre-se que a depressão é uma doença e precisa de acompanhamento profissional adequado.
Olá!
Espero que se encontre bem.
Reitero o que as colegas anteriores referiram.
É muito importante que procure ajuda psicológica para o seu filho.
A depressão é uma perturbação que deve ser levada muito a sério.
O amor da mãe, é fundamental no processo de cura, mas não é suficiente.
A ajuda médica é muito importante, mas também não é suficiente.
Não dispomos dos dados sobre a sua disponibilidade ou das suas condições psicológicas para o ajudar.
De qualquer forma, ficam algumas dicas:
motive-o a fazer um pouco das atividades que ele fazia antes e gostava, mas sem pressionar;
ajude-o em tudo, que ele tenha dificuldade em realizar;
evite fazer cobranças sobre as coisas que ele ainda não consegue fazer;
procure apoio psicológico para si, caso julgue ser necessário, ou verifique que esteja a ser muito difícil para si lidar com a situação.
Mimar-se, para sentir-se bem, para poder continuar a cuidar do seu querido filho.
Tão importante quanto cuidar do seu filho; é cuidar de si também.
Espero ter ajudado.
Um abraço!
O mais importante perante este diagnóstico é que o seu filho seja acompanhado por um psicólogo. De resto, deve cuidar de si, que é essencial para que continue a ter capacidade emocional para apoiar e a cuidar do seu filho numa altura em que tanto precisa. Cumprimentos
Convidamo-lo para uma consulta: Primeira consulta psicologia - 35 €
Pode agendar uma visita através do site Doctoralia, clicando no botão "Marcar uma visita".

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!