Como lidar com uma pessoa que quer

3 respostas
Como lidar com uma pessoa que quer ficar so no escuro esta com medo de tudo?
Os sintomas que você refere podem ser encontrados em quadros de transtorno de pânico, depressão ou ainda outras doenças orgânicas com manifestações psíquicas. Nesse caso, o mais urgente é procurar uma avaliação psicológica e/ou psiquiátrica de maneira com que a pessoa em questão retome aos poucos a sua rotina e responda de maneira diferente a essas situações perante as quais demonstra medo.
É importante que a avaliação seja realizada para evitar uma piora do quadro. Se for muito difícil para a pessoa sair de casa, procure por profissionais que atendam ao domicílio e que possam fazer essa intervenção especializada.
Aconselhe que procure quanto antes um psicólogo clínico. A pessoa parece estar a necessitar de ajuda urgente.
Esse tipo de sintomas enquadra-se-á num muito provável quadro depressivo grave e sendo assim necessitará de ser avaliado numa consulta de psiquiatria por poder beneficiar muito de ser introduzida medicação antidepressiva de forma a poder retomar o funcionamento prévio.
Parece-me que também pretendia algum aconselhamento de como lidar com essa pessoa que suponho lhe será próxima.
Penso que deve procurar estar com ela, de uma forma empática e não crítica, mas procurando estimular a pessoa a participar da vida familiar e a sair do quarto/domicílio mesmo que por períodos curtos. Procure compreender que se trata de uma doença e que a pessoa necessita de sentir-se aceite e compreendida.