Como é que funciona a terapia de casal? Há consultas individuais ou são sempre com o casal? Que med

4 respostas
Como é que funciona a terapia de casal? Há consultas individuais ou são sempre com o casal?
Que medicos estão habilitados a fazer terapia de casal, psicologos ou psiquiatras?
Todos os profissionais fazem terapia de casal?
Obrigado
Bom dia. Por norma são os psicólogos que fazem TC, no entanto, um psiquiatra pode ter formação em psicologia com a valência de TC e fica habilitado para fazer uma intervenção de casal.
Por norma as consultas são sempre em casal...existem várias etapas na sessão com o casal.
Boa tarde,
Na psicoterapia de casal o foco de intervenção incide no problema que o casal apresenta. Mas pode haver sessões em que pode ser útil cada membro estar presente individualmente. Não há "receitas certas." Cada caso e processo psicoterapêutico é único.
Ao dispôr.
Melhores cumprimentos,
A Terapia de Casal, é uma forma eficaz de ajudar casais que estão com dificuldades no seu relacionamento, desde dificuldades que envolvam a comunicação e gestão de conflitos, ou até mesmo questões mais íntimas, mas é fundamental que ambos os elementos do casal reconheçam a necessidade de efetuar mudanças e que estejam disponíveis para o fazer e continuar a investir na relação.
A terapia de casal é normalmente feita por psicólogos.
Contudo, em alguns casais pode não ser o método mais eficaz para ajudar com as dificuldades de relacionamento. Por vezes, torna-se necessário que um ou ambos os elementos do casal resolvam problemas individuais que podem interferir com a relação, e nestes casos, é aconselhado uma terapia ou sessões individuais.

Com os melhores cumprimentos,
Vera Faria

Olá!
Espero que se encontre bem.
As colegas anteriores ilustraram muito bem o funcionamento da terapia de casal.
O profissional irá observar e identificar quais são as dificuldades do casal, quais as queixas de cada um, para intervir em conjunto.
Por vezes, faz-se necessário ter algumas sessões individuais para se perceber melhor cada uma das partes da relação.
Se forem observadas dificuldades individuais significativas quem têm impacto na relação, será informado/a pelo profissional a necessidade de apoio psicológico individual para um, ou para ambos.
Os psicólogos habilitados fazem este tipo de intervenção.
Os médicos psiquiatras podem atuar na área, se tiverem formação adicional para o acompanhamento de casais.
Espero ter ajudado.
Um abraço!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!