Boa tarde, uma pessoa com traços de um transtorno de personalidade, qual é a metodologia mais aconse

6 respostas
Boa tarde, uma pessoa com traços de um transtorno de personalidade, qual é a metodologia mais aconselhada?
Psicoterapia? Todos os psicólogos fazem psicoterapia?
Todos os psicólogos são especialistas em transtornos de personalidade?
A psicoterapia é a melhor forma para diagnosticar se existem ou não perturbações de personalidade, os psicólogos são habilitados para fazer psicoterapia e fazer um diagnóstico e acompanhamento de perturbações de personalidade. Cada especialista poderá ter uma orientação/abordagem própria (ex. cognitivo-comportamental, psicodinâmica, sistémica, ...). Por isso é importante perceber as qualificações do profissional e se trabalha sobretudo com adultos.
Bom dia.
O psicólogo tem competência para intervir em perturbações de personalidade, pois é um tema bastante estudado no curso, na área clinica. Mas um psicólogo está em constante aprendizagem e formação, e por opção própria e/ou interesse pode-se focar mais em certas problemáticas em detrimento de outras. É importante perceber com o psicólogo qual a abordagem que pratica, visto que existem muitas áreas da psicologia, mas concluindo sim, em clinica estão preparados para abordar essas questões.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos
Diana Silva
O psicólogo clínico é um profissional de saúde indicado para o diagnóstico de perturbações de personalidade. Existem várias abordagens (psicanalítica, sistémica, cognitivo-comportamental, etc.), no entanto qualquer psicólogo clínico, independentemente da sua abordagem está apto a realizar um diagnóstico deste tipo.
De acordo com o Regulamento interno que define os atos dos psicólogos - regulamento n.º 15/2023, os psicólogos com inscrição em vigor na Ordem dos Psicólogos Portugueses são os profissionais habilitados para a prática dos atos dos psicólogos, atos estes que incluem a Psicoterapia - ''c) As atividades de diagnóstico, análise, prescrição e intervenção psicológica, incluindo psicoterapêutica, não farmacológicas''.
Alguns psicólogos podem ter formação adicional ou mais experiência clínica no tratamento de transtornos de personalidade. Cumprimentos.
Boa tarde. O psicólogo clínico tem formação e competência para diagnosticar e intervir nas perturbações de personalidade. A Psicologia sendo uma área vasta e diversificada, contém diferentes especializações. Alguns profissionais poderão ter formação extra ou uma maior experiência profissional no acompanhamento e intervenção neste tipo de perturbações. No início do acompanhamento, é importante conversar com o profissional e esclarecer as suas dúvidas quanto ao processo terapêutico. Cumprimentos, Vera Faria.
Todos os quadros psicopatológicos necessitam, sempre, de uma abordagem integrada composta por farmacoterapia, psicoterapia (intensiva) e aconselhamento aos cuidadores informais. Sem este tipo de abordagem os resultados serão sempre lacunares ou, não raro, falhados.
O paciente deverá ser assistido por uma equipa clínica, bem integrada, e transclínica (pais, irmão ou tipo de familiares, amigos....

Se, como em muitos casos, não atingirmos a cura, poderemos pelo menos almejar um estado de compensação bio-psico-social.

Sempre que for possível, o paciente deverá tomar parte activa no seu processo de reabilitação.

Um abraço do

Manuel Domingos.
Boa tarde!! O estudo das perturbações de personalidade são um quadro presente e abordado em qualquer curso de psicologia clínica e da saúde. Contudo, alguns técnicos acabam por focar a sua formação e o seu percurso nesse mesmo tema, acabando por ter mais competências e ferramentas para tratar esse tipo de perturbações, o que aumenta a eficácia da terapêutica. Deverá procurar por alguém com o qual se identifique, sobretudo!! Espero que melhore!
Mariana Nunes

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!