Boa tarde, Tenho a Doença Bipolar, há vários anos. O problema é que não consigo tolerar os efeito se

2 respostas
Boa tarde,
Tenho a Doença Bipolar, há vários anos.
O problema é que não consigo tolerar os efeito secundários dos antipsicóticos.
Tenho tomado a quetiapina, para dormir, mas está a tornar-se insuportável. Demoro muito tempo até adormecer, com o coração acelerado, e fico com um medo irracional de tudo. E acordo mais cansada, do que adormeci, porque passo a noite com pesadelos. O que faço?
O psiquiatra não quer mudar esta medicação. Há alguma alternativa.
Muito Obrigada.
Bom dia! Hoje em dia já existem vários tratamentos possíveis para a doença bipolar. Frequentemente, é necessária a combinação de mais do que um medicamento para se conseguir uma estabilização clínica. A escolha da terapeutica depende não só dos sintomas que apresente, mas também das características de evolução e curso da sua doença, tipo de episodios anteriores, reacções adversas à medicação feita anteriormente, história familiar de resposta a medicação (qd existem outros casos na família), sendo necessário ter em conta todos estes factores para uma escolha adequada. Aconselho a que partilhe com o seu medico estas dúvidas, de forma a que, em conjunto, encontrem uma solução terapêutica adequada ao seu caso.
Faço minhas as palavras da Dra Berta Ferreira, cuja opinião está exposta acima. De facto, a quetiapina, apesar de ser um fármaco bastante utilizado do tratamento da doença bipolar, não é o único, pelo que a escolha da medicação mais adequada deve sempre passar pelos sintomas passados e presentes para que se possa obter remissão das suas queixas atuais bem como prevenir recaídas futuras.