Após um parto instrumentado e

4 respostas
Após um parto instrumentado e com muitos pontos deixei de sentir prazer nas relações sexuais,deixei de sentir desejo ou vontade em ter relações. Passou um ano e meio e tenho dores durante o acto. Devo procurar que tipo de ajuda, Ginecologista ou psicológico?
Olá, a maternidade é uma experiência significativa do ponto de vista emocional. A mulher ganha um novo papel e a relação conjugal necessita de passar por adaptações. Considero que seria importante conversar com um psicólogo para perceber como estas experiências do parto e da maternidade podem ter repercutido na dinâmica conjugal e na própria feminilidade. Consultar um ginecologista também é importante para esclarecer essas dúvidas sobre a recuperação após o parto. Se fisicamente estiver tudo bem, muito provavelmente há uma questão psicológica de fundo.
Na minha opinião será importante consultar ambos os especialistas mas pela sua descrição há uma forte hipótese de haver uma componente emocional /psicológica envolvida. Identificar a raiz do problema seria muito importante pelo que beneficiaria com certeza com um percurso Psicoterapêutico.
Dispareunia é definida como dor ou acentuado desconforto nas relações sexuais. Sendo esse o titulo da pergunta, deve ficar claro que as queixas que refere não são de dispareunia. O que refere é diminuição do desejo sexual e não sentir prazer nas relações sexuais. Essas queixas podem estar relacionadas com os níveis das suas hormonas sexuais e, nesse caso, deverá consultar um especialista em ginecologia, de preferencia com a competência em sexologia. Também pode existir um fator psicológico, relativamente frequente depois de um parto, devendo nesse caso consultar um psicólogo com formação em sexologia clínica. Claro que também pode ser uma situação mista, hormonal e psicológica.
Penso que o primeiro passo seria consultar um(a) médico(a) ginecologista. Só após assegurar-se de que do ponto de vista médico não existe qualquer compromisso, aí procuraria a psicologia.