Alcoolismo

5 respostas
Boa noite. Gostaria de saber de que modo é feita a sua abordagem a um doente que sofre de alcoolismo crônico?
A abordagem que eu faço consiste numa estrategia de combinação de técnicas médicas (medicação específica) para o Paciente Alcoolico com a colaboração das Pessoas mais próximas (Familiares ou não) mais prescricões específicas, por exemplo, frequência em simultâneo às Reuniões de Auto-Ajuda (Alcoólicos Anónimos - Al-Non) e o Processo Terapeutico realiza-se por Fases ou Etapas: 1) Avaliação e Motivação para o Tratamento, 2) "Cerco Familiar Terapêutico", 3) Apoio e Orientação para a Fase da Privação em Ambiente Familiar ou em Clínica Médica, 4) Promoção de Abstinência Sustentada com Apoio Medicamentoso e Psicológico com Intervênção Familiar Específica. Esta técnica está avaliada e testada através xe estudos científicos cujos resultados ao fim de um 1 ano de Tratamento é superior a 66% casos com sucesso em tratamento ( Procurar mais Informação em Terapia Combinada e por Etapas.) A Proposta de tempo para tratamento é de pelo menos 1 a 2 anos ou mais consoante a gravidade de cada caso clínico. Num caso não muito complicado são 12 consultas ao fim do 1º Ano de Tratamento mais 6 a 8 Consultas durante o 2º Ano de tratamento.
O tratamento do paciente alcoólico só acontece com sucesso se o próprio paciente estiver motivado para o tratamento. Caso não esteja, é sempre possível realizar uma intervenção motivacional, com o intuito de fazê-lo(a) compreender as desvantagens do seu consumo. Numa fase inicial de tratamento, pode ser realizado um acompanhamento médico, que vai permitir aligeirar a "ressaca", ao mesmo tempo que se inicia um processo terapêutico que se prolongará pelo tempo que se considerar necessário. Tenha presente que o consumo de substâncias, álcool ou outras, surge como uma forma de lidar com coisas que não conseguimos gerir de outra forma e para um processo eficaz, é necessário ir à origem da questão. O desenvolvimento de estratégias de gestão emocional alternativas, trabalhadas em consulta, pode permitir a manutenção de uma abstinência prolongada.
Também os familiares podem ser acompanhados neste processo.
Além da excelente exposição dos restantes colegas relativamente ao tratamento médico específico do alcoolismo e à importância do acompanhamento psicoterapêutico simultâneo, não poderia deixar de salientar a necessidade de abordar a pessoa no seu todo e na busca dos mecanismos intrapsíquicos e vulnerabilidades que possam conduzir a esta situação de alcoolismo prevenindo assim recaídas futuras. Nesse sentido a minha abordagem privilegia a pessoa no seu contexto e o relacionamento de confiança que possamos estabelecer como ponto fulcral.
Aiiii já tratei muitosssss e o essencial é o utente apresenta uma dependência alcoólica nivel 4 pois nao existe alcoolismo cronico existem 4 niveis de consumo de alcool 1.uso 2.abuso 3.consumo nocivo 4 dependência alcoolica se o caso é tipo 4 jamais poderá deixar de beber sem apoio medicamentoso o ideal sera uma desabituacao alcoolica em internamento pois assim em dez dias o corpo fica desabituado da substância e depois ter acompanhamento psicologico para manutencao da abstinencia e nao ha numero de sessoes x ou y ahshah cada caso é um caso nao se pode nem deve e até me parece comico como se determinam numero de vezes se cada pessoa tem o seu ritmo e a sua individual capacidade de motivação procure um cri da sua area de referencia e tera uma equipa de psicologo e psiquiatra assist social e enfermeiro tudo de graça sim grátis
A abordagem motivacional é essencial para quem apresenta alguma resistência e/ou dúvidas, o que é típico no alcoólico ainda a beber. É importante fazê-lo chegar à consulta primeiro que tudo. Cumprimentos.