A pediatra da minha filha diagnosticou-a com sigmatismo e disse que não seria necessário terapia da

7 respostas
A pediatra da minha filha diagnosticou-a com sigmatismo e disse que não seria necessário terapia da fala para já. Ela está no pré-escolar. O que aconselham? Obrigada.
Bom dia, se tem um diagnóstico de sigmatismo que é uma alteração na fala não vejo o porquê de não começar já a corrigir a mesma. Aproveitar que ainda está no pré escolar para não interferir com a aprendizagem da leitura e da escrita.
Concordo com a Dra. Bianca Queirós de Sousa e aconselho a fazer uma avaliação em terapia da fala. Tenho experiência de correção de sigmatismos e quando esta é realizada em idade pré-escolar, a evolução é mais favorável.
Boa tarde,

Não posso estar mais de acordo com as respostas anteriores. Se já há esse indicador pela parte do pediatra, deve recorrer a um terapeuta da fala para uma avaliação pormenorizada e inicio da intervenção terapêutica.
Boa tarde, recomendo que a sua filha seja observada por um dentista pediátrico e depois marcar uma consulta de avaliação em Terapia da Fala.

Deixo um possível contacto: clínica Dentária Lumiar
Dra. Beatriz Jordão

Cumprimentos

TF Cristina Curto
Boa tarde,
Concordo com o que já foi dito acima. Acrescento que identificar um sigmatismo não significa fazer um diagnóstico do status de fala da sua filhota, razão pela qual é de extrema importância procurar um terapeuta da fala. Boa sorte!
Bom dia mamã!
Concordo com todos os colegas. Quanto mais rápida for a intervenção, melhor. Aconselho que a menina seja observada por um terapeuta da fala, bem como por um colega dentista ou ortodontista, para verificar, entre outros aspetos,o posicionamento lingual. Quanto mais cedo se intervir, à partida, mais fácil será modificar o padrão incorreta de fala. Qualquer coisa estou ao dispor em Facebook.com/joanaaterapeuta
Os sigmatismos muitas das vezes provêm de causas musculares, aconselho a fazer uma primeira consulta com terapeuta da fala da área Miofuncional oral para avaliação do caso em questão e encaminhamentos necessários (dentista - OFM e médico ORL).
Quando mais cedo iniciar esta intervenção melhor poderão ser os resultados pois quanto mais tarde mais “agravada” está a situação.