A minha irmã gémea ´tem excesso

6 respostas
A minha irmã gémea ´tem excesso de peso, ao longo dos anos já tentou várias dietas mas sem sucesso, tem 34 anos, e não pratica treino físico, qual a dieta mais indicada para ela , gostava de poder ajudar?

Nestes casos é recomendada uma abordagem multidisciplinar.
De facto o exercício físico é uma grande ajuda nos processos de emagrecimento, mas a consulta com Nutricionista para definir uma dieta adaptada à sua irmã e ao seu tipo de vida também.
Pode ser também necessária uma consulta de Endocrinologia para avaliar o funcionamento hormonal. Paralelamente um Psicólogo pode ajudar, não só no cumprimento da dieta recomendada e de estratégias associadas, como na intervenção na ansiedade e noutras problemáticas psicológicas que podem estar na base da dificuldade em emagrecer.
Como já foi referido acima pela colega o ideal será fazer um acompanhamento multidisciplinar, contudo seguir um aconselhamento alimentar e posteriormente um plano alimentar ajustado às suas necessidades básicas e à sua idade será o mais correto, paralelamente a uma actividade física regular.
O meu conselho será inicialmente por fazer 5-6 refeições por dia, ingerir pelo menos 1,5 litros de águas ou chás/infusões, ter sempre um prato de sopa e legumes ou salada antes do almoço e ao jantar, comer pelo menos 3-5 peças de fruta por dia, reduzir o consumo de pão principalmente ás refeições principais e excluir doces, frituras e pratos muito calóricos inicialmente da sua rotina alimentação. Para além disso, tente procurar um Nutricionista que o acompanhe com regularidade que faça uma avaliação regular dos seus valores antropométricos nomeadamente massa gorda, massa muscular, água corporal e restantes para ver a evolução e progressão que terá.
Boa sorte e verá que terá resultados.
Para além de uma intervenção/avaliação médica, indispensável nestas situações, a orientação de um/a nutricionista é fundamental!
Na minha consulta de promoção e educação para a saúde, seguindo uma abordagem cognitivo-comportamental normalmente desenvolvo conjuntamente com os/as pacientes estratégias muito específicas de forma a atingir objectivos almejados. A persistência e o rigor são fundamentais!
Deverá ser feita uma abordagem multidisciplinar: médica, psicológica e nutricional.
A nível nutricional será necessário fazer uma avaliação dos parâmetros nutricionais e antropométricos, anamnese alimentar, análise do estilo de vida, hábitos e horários e em conjunto com a utente, chegar a um plano alimentar adequado, promovendo uma ida mais saudável .
A nova Terapia Transpessoal, que consiste em colocar a banda gástrica através da hipnose, tem resultados comprovados ao nível de perda de peso significativo.
Existem, de facto, pessoas com maior dificuldade em perder peso. Estes casos requerem uma dieta adequada e rigorosa ajustada às preferências alimentares individuais. É, igualmente importante, a atividade física, que podem ser apenas caminhadas diárias. Nos casos em que é difícil cumprir o plano (alimentação/atividade) estratégias psicológicas podem funcionar muito bem.
Em geral, deve elaborar várias refeições ao dia, com densidade nutricional mas pouco calóricas, dar preferência aos alimentos naturais, reduzindo ao máximo os processados. Muitas vezes, estes últimos alimentos, são a causa de não conseguirmos reduzir peso e nem nos apercebemos. Substituir parte dos cozinhados mais habituais por cozedura a vapor ou crus, é uma boa ajuda. A bebida de excelência é a agua, que deve ser bebida regularmente entre as refeições.